A 2ª edição do Feirão do Povo, que acontece no próximo domingo (1º) em homenagem ao Dia do Trabalhador, vai fomentar o trabalho desenvolvido por 50 empreendores locais, com espaço para a comercialização de produtos artesanais, gastronômicos e da agricultura familiar. A programação inicia às 8h, na praça Floriano Peixoto, e segue até às 14h.
Entre os profissionais que farão parte da programação, estão 40 agricultores e artistas da economia criativa vindos dos distritos de Maruanum e Santo Antônio da Pedreira, da comunidade do Bonito e dos bairros Fazendinha e Coração. Esses empreendedores estarão ofertando frutas, legumes, verduras, pimentas e farinha, além de plantas medicinais além e outros itens naturais.
Outras 10 afroempreendedoras estarão presentes expondo todo o seu acervo de bonecas do Marabaixo feitas de pano e acessórios produzidos com caroço de tucumã, açaí e de outras sementes. Também estarão disponíveis roupas, bolsas, chaveiros e outros produtos que valorizam a cultura afro amapaense.
Para a diretora-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), Maria Carolina Monteiro, a edição do Feirão do Povo vem para constatar o trabalho da gestão municipal para fomentar a economia local.
“Nada melhor que dedicarmos este dia para os trabalhadores e famílias, oportunizando assim o acesso à cultura, arte, gastronomia e diversos outros serviços”, ressalta.
Além do espaço para os empreendedores, a programação também conta com atividades de lazer, cultura, gastronomia, atividade esportiva, além de pescaria, doação de mudas de plantas e apresentação de artistas locais.
“Será um dia de muita alegria e lazer para os trabalhadores e para a toda a população da nossa capital. A Prefeitura preparou um evento muito especial, unindo diversas secretarias e valorizando setores da nossa economia. Então, estaremos todos junto celebrando esse dia da melhor forma”, diz o secretário municipal de Agricultura, Raimundo Costa.
A iniciativa é uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento Integrada (Semdi); de Agricultura (Semag); do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi); de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob); de Meio Ambiente (Semam); de Zeladoria Urbana, além da Coordenadoria de Esporte e Lazer (Comel).
Também farão parte da organização os institutos municipais de Turismo (MacapaTur) e de Promoção da Igualdade Racial (Improir); a Fundação Municipal de Cultura (Fumcult); Guarda Civil Municipal (GCMM), Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e Bioparque da Amazônia.