Feira Agricultura e Arte: última edição do ano trouxe incentivo aos pequenos produtores

Ação incentiva a comercialização de produtos da agricultura familiar.

Por Ivo Pantoja - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Foto: Rogério Lameira

Neste sábado (4) ocorreu, na praça Nossa Senhora da Conceição, a oitava e última edição do ano da Feira Agricultura e Arte, realizada pela Prefeitura de Macapá. Essa foi a primeira participação da agricultora do polo da Fazendinha, Maria Zuleide, que vendeu ainda pela manhã a maioria de seus produtos, como alfaces, maniçobas, mangas, couves, tucupi, frutas e legumes.

Para a agricultora, a feira, além de oferecer maior atenção aos agricultores, ajuda à complementar a renda das famílias. “Eu tinha vontade de participar das edições passadas, mas só agora pude fazer minhas vendas. Fico feliz, pois está sendo muito bom”, comenta entusiasmada.

O empreendedor Marcos Lima trabalha exclusivamente com a produção de pimentas. Segundo ele, a feira serve como uma oportunidade de expor os produtos dos artesãos locais, ao mesmo tempo em que há uma troca comunitária da cultura e economia de Macapá.

“Nós [artesãos] podemos interagir com as pessoas que moram próximo da feira. Isso se torna realmente uma socialização com os moradores”, comenta o produtor.

Feira agricultura e arte
A iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) tem o objetivo de incentivar a agricultura familiar e o desenvolvimento econômico e rural. A oitava edição trouxe um diferencial: o projeto ‘Peixe na Mesa’, que contou com a venda de pirapitinga e tambatinga no preço de R$ 15 o quilo.