Extração do óleo de pracaxi no distrito do Bailique recebe apoio da Prefeitura de Macapá

Município irá fomentar a produção e escoação de produtos naturais.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Agricultura

Semente de pracaxi onde é extraído o óleo | Foto: Joyce Batista/PMM

A Prefeitura de Macapá passa a apoiar a extração e comercialização do óleo da semente de pracaxi, realizados atualmente por um grupo de 45 mulheres na comunidade Limão do Curuá, no distrito do Bailique. A cooperação tem como objetivo expandir as atividades e fomentar o desenvolvimento econômico na região.

Equipes da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) realizaram uma escuta com os moradores esta semana, buscando entender o uso do óleo e as dificuldades da cadeia produtiva da semente. Além disso, foi acordado a disponibilização do barco Comandante Abemor Coutinho, reformado recentemente para uso do distrito, para auxiliar no escoamento dos produtos para a capital.

“É um encontro para a troca de conhecimento, que possibilitará o crescimento do projeto. Através da embarcação, também poderemos ajudar a comunidade levando a produção e trazendo o que for necessário. Isso será de grande benefício socioeconômico. Futuramente, também poderemos contribuir com equipamentos e outros meios”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Raimundo Costa.

Prefeitura de Macapá apoiará mulheres na comunidade Limão do Curuá, no distrito do Bailique – Foto Joyce Batista PMM

Segundo a presidente da Associação de Mulheres Extrativistas do Limão do Curuá (Amelc), Claudiane Barbosa, 28 anos, a iniciativa já conta com equipamentos como liquidificador industrial, estufas, placas inox e outros materiais, mas possuem dificuldades na regulamentação do órgão e na escoação do fruto.

“Estamos melhorando nossa prática aos poucos e trazendo renda para dentro da comunidade, mesmo ainda não tendo um espaço ou transporte só nosso. A ideia é que essa parceria traga benefícios para todos que moram aqui porque temos um grande potencial”, afirmou.

A extração do óleo é uma atividade desenvolvida na região há gerações, com apoio da Empresa Brasileira de Produção Agrícola (Embrapa) e do Instituto Brasileiro (IEB). Atualmente, são produzidos cerca de 1,5 mil litros por safra, utilizados nas indústrias de fármacos e cosméticos.

Agenda
A comunidade Limão do Curuá também foi beneficiada com a doação de 600 mudas do projeto “Mais Açaí Macapá”, e “Identidade do Agricultura”, que realizou o cadastramento de produtores para o ingresso em políticas públicas do Município.

Todo esse trabalho também será realizado em outras comunidades do arquipélago do Bailique até domingo (22).