Explosão de cores no segundo dia de apresentações das escolas municipais no Arraiá du Mercado Centrá

Cerca de 180 alunos das escolas do município se apresentaram no inicio da programação

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Segundo dia de apresentações das escolas municipais no Arraiá du Mercado Centrá | Foto: Albert Soares /PMM

Mês junino é sinônimo de alegria, dança, animação, fogueira, milho assado e quadrilha. Além de uma explosão de cores das bandeirolas e figurinos extravagantes, típicos da época das festas juninas. E neste clima quente desta sexta-feira (14), com cheiro de comida típica, que cerca de 180 estudantes das escolas municipais entraram em cena para o segundo dia de apresentações do 3º Arraiá do Mercado Centrá.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Joanna Santos da Silva, localizada no Quilombo do Curiaú, foi a primeira a se apresentar e trouxe o tema “Os Caboclos: revivendo a tradição junina”, com os alunos do 4º ano da professora Kelly Rabelo e 5º ano, da professora Priscilla Nascimento.

Para a professora Priscilla, de 30 anos, é bastante significativo a participação dos alunos no evento em virtude da escola pertencer estar localizada na comunidade quilombola do Curiaú.

“É uma felicidade para eles, dançarem a quadra junina em Macapá, trazendo para o público do evento, a alegria e a cultura da comunidade, por meio da dança e da música”, disse a professora.

O aluno Emanuel Jackson, de 9 anos, da EMEF Joanna Santos, estava animado a apresentação da sua escola e com a festa.

“A gente veio lá do Curiaú e estou empolgado com a nossa apresentação. Ensaiei bastante com os meus colegas e tenho certeza que vai ser tudo lindo”, disse o garoto, visivelmente ansioso.

Com o tema “Brincando e se Divertindo no Forró da Tia Neusona”, a EMEF trouxe para a quadra, 14 crianças, todas estudantes do 1º ano.   

A professora Rafaele Flexa, 41 anos, uma das coordenadoras da quadrilha, falou do tema apresentado pela escola.

“Como o próprio nome diz, a nossa apresentação é uma grande brincadeira de criança, onde trazemos o encantamento do São João, por meio das coreografias dos alunos”, completou a coordenadora.

O pequeno Rian Barros, de 6 anos, estudante da escola Neusona, todo paramentado feito um verdadeiro dançarino, falou com a inocência peculiar das crianças. “Eu vou dar um show na pista hoje”, enfatizou o menino, enquanto sua mãe registrava o momento.

“Ele está muito empolgado e ansioso para dançar. É uma alegria vê-lo tão feliz”, complementou Jaqueline Barros, de 30 anos, mãe de Rian.

Encerrando as participações das escolas no Arraiá do Mercado Centrá, cerca de 90 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da EMEF Lúcia Neves Deniur, reviveram na pista de dança, o encantamento e saudosismo das antigas festas juninas.

Tudo foi ao som de Mastruz com Leite com a canção “São João de Todos os Tempos”, cujo trecho “Como é gostoso lembrar/ Viva o São João dos meus sonhos/ Como é gostoso lembrar” entregou tudo aquilo que a escola se propôs a apresentar.

Madson Millor, secretário municipal de educação, destacou a importância de se evidenciar as festas juninas das escolas do município,  pela temática que trazem, valorizando a cultura e promovendo o conhecimento.

Sequência das apresentações das escolas:

1ª – EMEF Joanna Santos; 2ª EMEF Jardim Felicidade; 3ª EMEF Professora Neusona; 4ª EMEF Esforço Popular; 5ª EMEF Josafa Aires, 6ª EMEF Lúcia Neves Deniur.

3º Arraiá du Mercado Centrá

A terceira edição ‘Arraiá du Mercado Centrá’ conta com a parceria das Secretarias Municipais de Educação (Semed); de Saúde (Semsa); do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi); de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou); Fundação Municipal de Cultura (Fumcult); Guarda Civil Municipal; Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e demais órgãos de segurança e saúde.

Confira mais fotos: