Evento da Clínica-escola Coração Azul aborda importância do autocuidado para mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Ação encerrou a programação Outubro Rosa e atendeu cerca de 150 mães de alunos de crianças atípicas

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Ação de saúde e bem-estar | Foto: Elisa Maciel/PMM

O autocuidado é essencial para a qualidade de vida das pessoas. Pensando nisso, e na falta de tempo que as mães de crianças atípicas encontram para cuidarem de si, a Clínica-escola Coração azul realizou uma programação especial nesta sexta-feira (27), encerrando as atividades do Outubro Rosa naquela instituição.

Desde o início da programação na quarta-feira (25), cerca de 150 pessoas foram atendidas, com palestras voltadas à alimentação saudável dos pais e alunos autistas, além da temática sobre saúde mental. No dia de hoje foram oferecidos atendimentos de avaliação nutricional, consulta médica, teste rápido de HIV e Sífilis, coleta de sangue, cuidados de beleza e práticas integrativas, que incluem auriculoterapia, ventosa, quiropraxia e massagem relaxante.

Ana Maria Ferreira, responsável técnica e coordenadora do evento, explicou que a iniciativa nasce da necessidade dessas mães contarem com um momento de cuidado, tanto da saúde mental, quanto física e de beleza.

“O autocuidado é muito importante para essas pessoas que se dedicam a cuidar de outras pessoas, seja dos filhos, dos pais, ou de outro familiar. Estar bem em todos os aspectos, com autoestima elevada, reflete numa vida mais leve tanto para si, quanto para os outros”, enfatizou a coordenadora.  

Ana Maria ainda destacou que a prevenção de doenças não está relacionada somente à ausência da enfermidade, mas também, à promoção do bem-estar. “Não é só sobre não ter doenças, mas é ter uma boa alimentação, autocuidado e saúde mental de qualidade. É dessa forma que trabalhamos na clínica-escola, promovendo o bem-estar daqueles que nos procuram”, finalizou.

A diretora da Clínica-escola, Patrícia Pena, reforçou a necessidade de se manter ações que promovam o autocuidado das mães dos alunos atendidos pela instituição. “Durante as rodas de conversas que realizamos, uma das questões mais levantadas pelas mães, foi a falta de tempo para o autocuidado. Então decidimos promover esse momento para elas, com tudo que elas têm direito”, ressaltou a diretora.

Katia Silene, de 35 anos, confirma o que disse a diretora. Ela é mãe da Sophia, aluna da escola Rondônia, e é atendida na clínica-escola. “Minha filha tem autismo e deficiência intelectual. Nós que temos filhos especiais, nos dedicamos muito a eles e esse momento é maravilhoso para gente, porque não temos muito tempo para nos cuidar”, disse a mãe da Sophia.

Enquanto as mães passavam por sessões de cuidados, os filhos brincavam nas salas de recreação.

Sobre a Clínica-escola

A Clínica-escola Coração Azul foi inaugurada em maio de 2022. Está localizada na Avenida Procópio Rola, nº 1176, na área Central de Macapá. A instituição é referência no atendimento aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) da rede municipal de ensino. O espaço é o primeiro centro especializado em serviços educacionais e clínicos de crianças autistas e atende cerca de 200 alunos que vão do 1º período ao 5º ano do ensino fundamental.

Para os atendimentos, conta com 38 servidores em seu quadro, entre profissionais de educação física, psicólogos, fisioterapeutas, odontólogos, nutricionistas, psicopedagogo, terapeutas ocupacionais, musicistas e professores de ensino especial, além do apoio de outros servidores.

Confira mais fotos