Estudantes de Macapá intensificam treinamento para as Paralímpiadas Escolares

Três alunos da rede municipal foram selecionados para o evento, que acontecerá em Brasília.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Pela primeira vez, a Prefeitura de Macapá levará estudantes para a etapa regional das Paralimpíadas Escolares | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Nesta quarta-feira (13), estudantes da rede municipal passaram por um treinamento especial em diversas modalidades paradesportivas. A atividade acontece em preparação para as Paralímpiadas Escolares, o maior evento esportivo para estudantes com deficiência do Brasil. O treino ocorreu no campo da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e foi coordenado por educadores físicos.

Pela primeira vez, a Prefeitura de Macapá levará estudantes para a etapa regional das Paralímpiadas Escolares, que será realizada em Brasília (DF), no mês de agosto. Três crianças foram selecionadas para o evento e seguem em treinamento durante todo mês de julho. 

Aylla Menezes, de 11 anos, estuda na Escola Municipal Lúcia Neves Deniúr e é uma das escolhidas para a competição. A estudante vai participar de um campeonato esportivo pela primeira vez e afirma estar ansiosa para representar a rede municipal na modalidade de atletismo.

“Meu coração está um pouco apertado, mas essa viagem é uma coisa muito bonita pra mim. Eu estou praticando bastante em casa. Não conheço alguém que já ganhou uma medalha, mas espero ser a primeira”, conta empolgada.

Edilene do Amaral, mãe de Aylla, conta que toda que a família está ansiosa para a viagem da filha desde o anúncio da seleção. “Fico muito feliz saber que minha família vai poder participar de algo assim. Programações como essa são muito importantes para todos os estudantes com algum tipo de deficiência”, relata.

O treino exercitou os estudantes em diversas modalidades adaptadas que foram desde o atletismo até o arremesso de peso. Participaram crianças com algum tipo de deficiência física, visual ou intelectual.

O incentivo à prática de exercícios físicos é um compromisso da Prefeitura de Macapá, para estimular melhores condições de saúde e promover cidadania para todos. Luziwania Fernandes é educadora física e faz parte da delegação que acompanhará os estudantes em Brasília. Ela afirma que ações como esta são essenciais para combater a exclusão.

“Cada sorriso no rosto dessas crianças abre um mundo de possibilidades para a vida delas. Quem sabe, com o contato e a participação nas Paralimpíadas Escolares, alguns estudantes podem cogitar uma carreira no esporte, algo antes inalcançável”, explica a profissional.

Jogos Paradesportivos
Os estudantes que participarão da etapa regional das Paralimpíadas Escolares foram selecionados a partir dos Jogos Paradesportivos, realizados pela Prefeitura de Macapá em maio. O evento teve a participação de 169 crianças da rede municipal de ensino.

Jogos Paradesportivos Escolares reuniram 169 alunos de Macapá | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

* Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação,