Estudantes de Escola Municipal participam de lançamento de foguetes produzidos com canudinhos, papel alumínio e papel sulfite

Participaram 126 alunos, divididos em 42 equipes: 33 do nível 1 e 9 equipes do nível 2

Por Fernando Tavares - Secretaria Municipal de Educação

Alunos do 1° ao 5° ano participam da mostra de lançamento de foguetes feitos com canudinhos e papel alumínio I Foto: Jesiel Braga/PMM

Nesta sexta-feira (12), a Emef Elita Nunes Melo realizou a sua mostra de lançamento de foguetes feitos com canudinhos, papel sulfite e papel alumínio, produzidos por estudantes do 1° ao 5° ano. Participaram 126 alunos, divididos em 42 equipes: 33 do nível 1 e 9 equipes do nível 2. 

Os estudantes Marcus Riel e Maria Vitória, do 3° ano, participaram no nível 1, ambos buscam uma medalha e o pódio.

Marcus Riel, 8 anos, destaca sua conquista no ano passado, quando ganhou uma medalha de prata. Para esse ano, o aluno está bastante confiante com o seu foguete e busca o ouro. ‘’Eu quero ganhar medalha de ouro, espero conseguir mais uma medalha’’, disse otimista.

Maria Vitória, 8 anos, se esforçou bastante na construção do seu foguete e também busca um lugar ao pódio, ela está esperançosa para ganhar a medalha de ouro. A aluna explicou sobre o processo de construção do seu projeto.

‘’O foguete é feito de canudinho, com uma bola de papel alumínio na ponta, aí passa uma fita e coloca nosso nome para identificar na hora do lançamento, o segredo é deixar bem pontudo para poder ir bem alto’’, destaca empolgada.  

A olimpíada na Emef Elita Nunes faz parte da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). É um projeto experimental que consiste em construir e lançar foguetes para estudantes de escolas públicas e particulares.  

Alban Cordeiro, gestor da Emef Elita Nunes Melo, ressalta a relevância na participação da escola no evento da Mobfog, e como esse projeto contribui no aprendizado dos estudantes.

“Esse projeto é para desenvolver a capacidade do aluno, no raciocínio, na matemática e física, para terem noção de cálculo e distância. É uma construção científica, um incentivo aos estudantes para que, no futuro, quem sabe, sejam cientistas, talvez saia daqui da Emef um futuro cientista”.

O lançamento dos foguetes foi dividido em dois níveis:

Nível 1 – Estudantes dos 1° a 3° anos, na produção de foguetes com canudinhos.

Nível 2 – Estudantes dos 4° e 5° anos, na produção de foguetes com papel sulfite, papel alumínio, papel cartão e uma bomba de bicicleta. 

Todos os 42 lançamentos serão enviados para Mobfog. Posteriormente o sistema avalia qual a maior distância por categoria, para poder enviar as medalhas para os melhores lançamentos. O resultado está previsto para setembro deste ano. Em seguida, a escola faz o cerimonial para entrega das medalhas. 

Os melhores lançamentos

Nível 1: 72, 60 metros de distância (equipe 15, Miguel Rangel, Jonatan Richard e Moisés Rafael, 2°ano)

Nível 2: 56, 76 metros de distância (equipe 5, Kayron Patrick, Aysha Kamile e Vitória de Souza, 5° ano)

Em 2022, a Emef Elita Nunes Melo, participou do Mobfog com 28 equipes: 16 do nível 1 e 12 equipes do nível 2, quando a escola conquistou 62 medalhas: 19 de ouro, 30 de prata e 13 de bronze. Para esse ano, a escola busca aumentar o número de medalhas.  

Confira mais fotos