Jogador macapaense de clube europeu retorna às raízes em roda de conversa com estudantes de escola municipal quilombola

Jogador atualmente é destaque pelo clube europeu Feyenoord e está passando férias com familiares na comunidade quilombola Curiaú

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Jogador amapaense Igor Paixão participou de uma roda de conversa com 160 estudantes | Foto: Jesiel Braga / PMM

Na manhã desta sexta-feira (23), o jogador amapaense Igor Paixão, participou de uma roda de conversa com 160 estudantes, do 1° ao 5° ano, da Escola Municipal Joanna Santos, localizada na área remanescente de quilombo Curiaú, em Macapá.

O amapaense ascendeu na carreira e atualmente é destaque como atacante, no clube europeu Feyenoord Rotterdam, time Holandês.

Para o diretor da escola, Fabrício dos Santos, a importância de trazer o jogador para a roda de conversa é de mostrar aos estudantes, moradores da comunidade, que independente do lugar de onde a pessoa venha, é possível chegar onde ela quiser, desde que haja dedicação e força de vontade. “Nossa intenção é motivar essas crianças a acreditarem em si mesmas, mostrando a elas que é possível realizar sonhos”, ressaltou o diretor.

Igor Paixão distribuiu autógrafos, carinho e atenção aos pequenos. Segundo ele, fazia dois anos que não voltava à comunidade, onde mantém raízes, e vivenciar esse momento com as crianças o deixou muito feliz.

“É uma alegria voltar ao quilombo e ser tão bem recebido por todos aqui, principalmente pelas crianças com quem eu aprendo muito. Tem um grande significado pra mim esse momento”, disse o atacante.

José Paixão, pai do jogador, falou um pouco da trajetória de seu filho no futebol. Ele contou que Igor iniciou na arte de jogar bola aos sete anos de idade, no Clube São José, no bairro do Laguinho, em Macapá.

Aos 13 anos, o menino viajou para o sul do país, a fim de realizar o teste no clube desportivo Coritiba, na cidade de Curitiba, no Paraná, onde foi aprovado, disputando a vaga com outros 39 garotos.

De acordo com o pai, foi no Coritiba que Igor Paixão construiu toda a sua base na carreira. Ele passou a fazer parte do elenco profissional em 2019 e foi vendido para o clube holandês Feyenoord, no ano passado, terminando a primeira temporada dele como campeão pelo Clube, no Campeonato Holandês, com 9 gols e 6 assistências.

“Igor está de férias e fez questão de estar aqui no Curiaú junto das nossas raízes, perto dos avós que moram aqui. Onde ele vai, leva junto as nossas raízes quilombolas”, disse o pai, orgulhoso do filho.

José Paixão, pai do jogador | Foto: Jesiel Braga \ PMM

A pequena Maria Cecília, de 8 anos, estudante da Emef Joanna Santos, é prima do jogador e disse que se inspira nele para ser uma pessoa bem sucedida na vida.

“Meu primo seguiu o sonho dele de ser jogador e eu quando crescer, vou ser professora. É o meu sonho”, disse a estudante.

O estudante Raimundo Heitor, de 7 anos, é muito fã do jogador e o presenteou com uma pulseira confeccionada por sua mãe. Durante a roda de conversa, Heitor perguntou ao jogador se os dois podiam ser amigos e Igor respondeu que sim, e que todas as crianças ali podiam considerá-lo como um amigo.

Ao final da roda de conversa, o jogador posou para as fotos com todas as turmas da Emef Joanna Santos.

Confira mais fotos: