Estudantes de escola municipal de Macapá utilizam óculos de realidade virtual em aulas de matemática

Equipamento é disponibilizado pelo programa Edutech Amazon e fortalece o ensino de todas as disciplinas escolares.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Mais de 40 estudantes da Emef Jardim Felicidade experimentaram o equipamento pela primeira vez | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Integrar a tecnologia no cotidiano da educação municipal é uma estratégia da Prefeitura de Macapá para estimular de maneira lúdica o aprendizado dos estudantes. Nesta terça-feira (30), foi a vez das turmas do 4° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Jardim Felicidade, na zona norte, experimentarem os óculos de realidade virtual, para uma aula especial de matemática.

Os mais de 40 estudantes descobriram em sala a atividade diferente que havia sido programada. Habitualmente, a aula de formas geométricas aconteceria com desenhos e explicações no quadro, mas desta vez os estudantes puderam ver os conceitos da geometria em três dimensões à sua frente, através dos óculos de realidade virtual.

A mudança animou e provocou a curiosidade dos estudantes. Bruno Machado, de 10 anos, já imagina todas as possibilidades que o uso dos óculos de realidade virtual pode abrir para as outras disciplinas, e diz ficar ainda mais empolgado para o cotidiano escolar.

“São ótimos, bem realistas. Eu já conhecia, mas pensei que nunca ia ver um de perto. Nem imaginava que ia encontrar eles na escola. Eu aprendo mais assim, porque no óculos dá pra ver as coisas na prática”, contou o estudante.

Os óculos de realidade virtual são feitos a partir da fibra do buriti, árvore nativa da Amazônia. Agora, os equipamentos ficarão na Emef Jardim Felicidade, para o uso multidisciplinar a critério dos professores. 

Para o professor do 4° ano, Ailton Santos, a iniciativa desperta a curiosidade e vontade de aprender dos estudantes, algo fundamental para o processo de ensino-aprendizagem.

“Eles tiveram o conteúdo teórico na sala de aula, e agora com essa realidade prática podem assimilar melhor. Isso faz com que ele entre em contato com o que, às vezes, ele não tem condições necessárias para conhecer. Foi uma surpresa bem legal, e empolgou bastante a turma”, conta o profissional.

Edutech Amazon
Os óculos de realidade virtual feitos com buriti fazem parte do programa Edutech Amazon. Lançado em 2021 pela Prefeitura de Macapá, o programa traz para a sala de aula o lúdico, a tecnologia e estratégias de ensino baseadas em conceitos neurolinguísticos. 

Além do óculos de realidade virtual, o programa é composto pelo pacote de recursos Google Workspace e a plataforma Matematicando, que também promove a 1ª Olimpíada de Matemática da rede municipal.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.