Lidiane Vinhas, de 33 anos, mora na rua Acapu no bairro Ipê, zona norte da capital, há 12 anos. Ela faz questão de acompanhar o andamento dos serviços de pavimentação. Ela diz que os transtornos como barulho são compreensíveis, já que o resultado será um benefício para comunidade. A via faz parte do pacote de obras de mobilidade da Prefeitura de Macapá.
“As máquinas fazem barulho, mas eu prefiro o barulho do que a nossa rua como estava antes. Aqui era muito feio e quando chovia, ficava água empossada. Antes, às cinco horas da tarde, a gente até ouvia o barulho dos sapos, agora está ficando lindo”, finalizou.
A rua da Lidiane é uma das beneficiadas com pavimentação no bairro Ipê. Nesse pacote também são contempladas as ruas Eucalipto, Andiroba e Camaru. As quatro vias somam mais de um quilômetro de extensão.
Antônio Silva, de 55 anos, conta que a pavimentação traz melhorias como a segurança e a valorização do imóvel.
“Essa rua nunca foi asfaltada, era só lama e buraco. Para sair para trabalhar era complicado para passar com a bicicleta. A nossa casa alagava e sujava toda a frente. Agora vai ser diferente”, disse o comerciante.
As obras de mobilidade das ruas do bairro Ipê são parte do convênio com a Secretaria de Desenvolvimento das Cidades do Governo do Estado, que atende cerca de 20 bairros de Macapá. O investimento em pavimentação e recapeamento é de R$ 15 milhões. Ao todo, 42 vias vão receber os serviços, totalizando 30 quilômetros em áreas urbanas.
“Temos trabalhando dentro da capacidade de execução da secretaria e agora com o cuidado redobrado por causa das chuvas, que atrasa algumas etapas da pavimentação. Seguimos avançando na drenagem e monitorando e mapeando as próximas ruas”, explica o secretário municipal de Obras, Cássio Cruz.