‘Estou colhendo na terra que foi arada para mim’, diz agricultor beneficiado com mecanização agrícola em Macapá

Iniciativa do Município está auxiliando produção de alimentos em comunidades rurais.

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Agricultor Cláudio dos Santos, 68 anos | Foto: Leandro Lennon/PMM

Agricultores de oito comunidades da capital contam com auxílio de patrulhas mecanizadas disponibilizadas pela Prefeitura de Macapá, por meio do projeto “Nossa Terra, Nossa Gente”, criado em 2021 para facilitar a aração do solo e dar mais agilidade à produção de alimentos naturais.

Uma das propriedades beneficiadas com a iniciativa foi a do Cláudio dos Santos, 68 anos, localizada na comunidade Agroverde, na área rural do bairro Coração. Antes da chegada do trator, todo o trabalho de preparação da terra era realizado por ele de forma manual, podendo levar dias para ser finalizado, mesmo em uma pequena área.

Passados três meses da visita do trator e da grade aradora, Cláudio já está colhendo uma safra mais farta de hortaliças, banana, macaxeira e melancia, que serão vendidas na barraca da família na Feira do Buritizal, zona sul de Macapá. Dessa vez, o resultado do trabalho veio mais rápido, segundo o agricultor.

“Ajudou muito porque eu cavava tudo na enxada. Como teve esse projeto, eu achei bom porque arou a terra toda para mim e ficou mais fácil e mais rápido. Eu estou feliz porque já estou colhendo na terra que foi arada para mim. E eu estou colhendo e já estou vendendo”, conta.

Das 25 comunidades do Coração, 10 já receberam a visita da patrulha mecanizada. O projeto também já alcançou localidades dos distritos de Tracajatuba, Maruanum, Santo Antônio da Pedreira, Santa Luzia e São Joaquim do Pacuí, além do bairro Fazendinha. Na terça-feira (9), foi a vez de agricultores do Mel da Pedreira serem contemplados com a iniciativa.

“Muitas comunidades já receberam esse acompanhamento e já começaram a colher os frutos dessa grande parceria da Prefeitura de Macapá. É mais lucro em menos tempo para todos eles”, afirma o agente distrital do Coração, Cinevaldo Costa, 51 anos.

“Nossa Terra, Nossa Gente” é realizado em conjunto pelas secretarias municipais de Agricultura (Semag) e Mobilização e Participação Popular (Semmopp). Já os equipamentos foram doados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

“Com esses auxílio do Município, o preparo do solo se torna muito mais eficaz. Todo o setor primário é beneficiado com iniciativas como essa, desde o produtor até a população que compra nas feiras ou que compra o produto final preparado com esses ingredientes”, explica o secretário municipal de Agricultura, Raimundo Costa.