‘Esse documento é meu passaporte de volta para casa’, diz usuário do Centro Pop ao receber certidão de nascimento

Documento foi entregue nesta quarta-feira, 24, no prédio da Semas

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Entrega foi realizada no prédio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) l Foto: Ana Cleide Torres/ PMM

Nesta quarta-feira (24), Mardoni Martins da Silva, de 29 anos, usuário do Centro Pop há 3 anos, recebeu sua certidão de nascimento. O documento foi emitido durante a Semana Nacional do Registro Civil – ‘Registre-se!’, que aconteceu em diversas regiões. Em Macapá, as ações foram executadas nos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

“Esse documento é meu passaporte de volta para casa. Sou de Fortaleza, minha família está toda lá. Hoje, estou vivendo um momento de alegria. O retorno para minha cidade agora é realidade, graças a ação que participamos”, comentou.

Durante o encontro, a titular da Semas, Rayssa Furlan, destacou a importância da parceria com as instituições.

“Para nós, enquanto assistência, essa entrega representa o avanço e o comprometimento da gestão municipal. Novos projetos e ações deverão acontecer em breve e contemplar mais pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social”, afirma.  

Titular da Semas Rayssa Furlan e o juiz Marconi Pimenta durante a entrega da certidão para o beneficiário Mardoni Martins l Foto: Layse Gonçalves/ PMM

Para o juiz Marconi Pimenta, a aproximação do judiciário com a comunidade é necessária.

“Esse é um desafio em todo Brasil, e nós aqui no Amapá podemos fazer essa diferença. Levar cidadania para o nosso povo com apoio das secretariais e órgãos que de alguma forma podem contribuir conosco”, disse.

Centro Pop

O Centro Pop foi criado em 2014 por meio de uma portaria do Conselho Municipal de Assistência Social. Atualmente, cerca de 40 pessoas frequentam o local para fazer as refeições diárias de café da manhã, almoço e lanche da tarde. Os usuários também contam com acesso a higiene diária, atendimento de saúde como consultas e exames, serviço odontológico, acolhimento psicológico. No espaço eles também participam de atividades que fortalecem os vínculos entre os frequentadores e o serviço socioassistencial.