Escolas municipais recebem premiação por desempenho pedagógico na culminância do projeto MPT na Escola

Dez escolas municipais do ensino fundamental participaram do projeto, contemplando mais de 1500 alunos

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Encontro aconteceu na Associação dos Servidores Municipais | Foto: Nágila Rocha /PMM

A Prefeitura de Macapá, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e Secretaria de Educação Municipal (Semed), realizou neste sábado (21), a culminância do projeto MPT na Escola – Resgate à Infância e Erradicação do Trabalho Infantil, na Associação dos Servidores Municipais, localizada na Zona Sul da capital.

O projeto início em fevereiro deste ano, com capacitações e palestras para professores, gestores e coordenadores das escolas do município, que a partir disso, trabalharam o combate ao trabalho infantil, de forma lúdica, por meio de contos, poemas, música, desenho, entre outras atividades. As quatro escolas com os melhores desempenhos pedagógicos foram premiadas durante o evento, com televisor, impressora, tablet e caixa de som.

A iniciativa acontece em todo o Brasil e foi realizada pela primeira vez em Macapá, alcançando dez escolas municipais do ensino fundamental e beneficiando mais de 1500 estudantes.

O estudante do 5º ano, Orival de Deus Leite, da escola municipal Joanna Santos, localizada no Quilombo do Curiaú, foi um dos destaques da premiação. Ele tem 11 anos e compôs o ladrão de marabaixo “Amigos, vamos para a escola!”, falando da importância de toda criança estar estudando e não, trabalhando. Orival é neto da escritora e poeta Esmeraldina Santos, e traz na veia o dom da palavra.

“A minha inspiração para compor o ladrão de marabaixo veio da minha avó, a quem eu admiro muito! Eu amo o Curiaú, lá tudo é bonito e inspirador! E amo a minha escola, inclusive nos dias em que a merenda é o açaí com peixe”, disse o menino, sem conseguir esconder a euforia.

Thaissa Laur Leite, procuradora do Ministério Público do Trabalho, ressaltou que o projeto acontece nacionalmente e trata da erradicação do trabalho infantil e sobre a proteção do trabalhador adolescente. “A parceria com a Prefeitura de Macapá e Secretaria Municipal de Educação ultrapassou as nossas expectativas.  Foi um semestre de grande aprendizado no combate ao trabalho infantil. Trabalhos belíssimos foram apresentados pelas escolas, e ano que vem tem mais”, ressaltou a procuradora.

A secretária de educação do município, Monick França, falou do protagonismo dos estudantes na execução do projeto nas escolas. “Meus parabéns hoje, vão para os estudantes das dez escolas que participaram desse projeto que evidenciou um tema muito importante que é o resgate à infância e a erradicação do trabalho infantil. Eu vi a exposição do trabalho de vocês e pude perceber o comprometimento de cada um na realização de suas obras”, disse a secretária.

A premiação do projeto MPT na Escola, é a culminância do Programa Resgate à Infância, com uma premiação aos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes, após atividades em sala de aula, sobre o combate ao trabalho infantil.

O evento contou com o show do músico e compositor amapaense, Zé Miguel, que cantou as canções de seu repertório, mais conhecidas do público, incluindo “Pérola Azulada”.

Escolas premiadas pelo desempenho pedagógico:

  • Emef Fortaleza
  • Emef Lúcia Neves Deniur
  • Emef Joanna Santos
  • Emef Maria José Ferreira

Confira mais fotos