Escola Profª Guíta ganhará paisagismo e parquinho para os alunos após reforma da Prefeitura de Macapá

Unidade atende 295 estudantes com turmas do 1º ao 5º ano e tem 40 funcionários.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Escola fica localizada na região central de Macapá | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Em breve, mais de 14 mil pessoas, entre estudantes e servidores, poderão frequentar escolas totalmente revitalizadas. Em três pacotes, a Prefeitura de Macapá anunciou a reforma de 23 unidades da rede municipal, em um investimento de cerca de R$ 23 milhões.

Uma das instituições contempladas com a revitalização é a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Profª Guíta, localizada na região central da capital. A unidade atende 295 estudantes e tem 40 funcionários, com turmas do 1º ao 5º ano, com a reforma, os espaços serão otimizados para oferecer mais segurança e conforto aos alunos.

Gestão escolar criou grupo para acompanhar as obras | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Nos últimos meses do semestre letivo, os estudantes da unidade tiveram aulas em um prédio localizado próximo à escola e a espera pelo retorno é tão grande que os profissionais da unidade montaram uma equipe especial para acompanhar as obras. Esse grupo é composto por professores, pais de alunos e gestores.

A secretária escolar Liamara Carvalho, de 59 anos, faz parte da equipe. Ela ressalta que é fundamental ter um prédio adequado para o aprendizado, especialmente após o período de ensino remoto.

“Trabalho na escola há 17 anos e tenho uma relação de amor com a comunidade. Fico muito feliz em ver, depois de tanto tempo, uma obra desse tamanho. Com a reforma, teremos independência de luz e água, que era um grande problema”, conta a secretária.

Até o momento a escola já passou por troca de piso, forro, fiação elétrica e instalação hidráulica. As janelas foram ampliadas e os banheiros adequados para maior acessibilidade. O plano ainda contempla a divisão entre a escola e o Estádio Glicério Marques, que funciona na mesma área. Isso possibilitará maior independência aos alunos.

Também serão efetuadas obras de paisagismo, a construção de um parquinho e uma nova entrada para a unidade.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.