Escola Municipal realiza lançamento de foguetes produzidos com canudinhos e cano PVC com foco na Mostra Brasileira

Estudantes que alcançarem índices classificatórios vão participar da 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Escola Munipal Aracy Nascimento realizou a 1ª Mostra de Lançamento de Foguetes I Foto: Mary Paes / PMM

Neste sábado (6), a Escola Municipal Aracy Nascimento realizou a 1ª Mostra de Lançamento de Foguetes daquela instituição, na Praça do Poeirão, no bairro Santa Rita. Os foguetes foram produzidos por estudantes do 1° ao 5° ano e feitos com canudinhos, cano PVC, papel sulfite, papel alumínio e cartão, entre outros materiais.

O objetivo da mostra é alcançar índices para a participação da escola na 17° Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Os índices alcançados pelos alunos serão analisados pela equipe responsável e depois publicados em uma lista que será exposta nos murais da escola.

Michella Barreto, gestora da Emef Aracy Nascimento. Foto Mary Paes | PMM

Para Michella Barreto, gestora da Emef Aracy Nascimento, a iniciativa foi uma experiência empolgante para os alunos.

“Até os alunos que não interagem muito em sala de aula se mostraram interessados em participar das oficinas”, disse.

A gestora ainda destacou que projetos assim são bem aceitos pela comunidade escolar porque tiram os alunos de suas zonas de conforto e promovem desafios que refletem no desenvolvimento educacional das crianças.

Estudante do 5º ano, Carlos Eduardo, 10 anos I Foto Mary Paes / PMM

Carlos Eduardo, de 10 anos, estudante do 5° ano, disse ser a primeira vez que participa de uma mostra de foguetes e estava bastante empolgado. Ele falou que usou papel, cano PVC, peteca e outros materiais para a confecção de seu foguete e estava feliz com o resultado.

“Eu amei esse projeto da escola porque incentiva a nossa criatividade”, disse o estudante.

Pietro Oliveira e Alessandra Sophia, ambos estudantes do 5° ano da Emef Aracy Nascimento I Foto: Mary Paes / PMM

Pietro Oliveira, de 10 anos, também estudante do 5°ano, disse ser apaixonado por cálculo e que na oficina de produção e lançamento de foguetes é necessário calcular tudo para que o projétil seja bem feito e alcance altura e distância.

Rubervan Lau e seu filho Henrique Lau I Foto: Mary Paes / PMM

Muitos pais estavam acompanhando seus filhos e vibravam com cada lançamento. O vigilante Rubervan Lau, pai do estudante do 4° ano, Henrique Lau, estava eufórico com o lançamento de foguete do menino, que conseguiu alcançar uma boa distância e altura.

“É muito legal ver a alegria do meu filho em lançar o foguete que ele mesmo fabricou. Fico feliz em ver o empenho da escola em trazer projetos assim para as crianças”, frisou.

A pequena Alessandra Sophia, 10 anos, estudante do 5° ano, contou que não iria participar da oficina para seleção dos participantes da mostra de foguetes porque participou em outro momento das Olimpíadas de Matemática e não foi para a final. Isso a deixou triste e desanimada, mas sua mãe a incentivou a participar.

“Eu não queria mais participar de nada, mas minha mãe disse que iria me ajudar em tudo, então eu decidi participar e fui selecionada pra essa final na escola. Achei muito bacana”, disse, toda feliz.

Secretária municipal de Educação, Monick França recebendo instruções do professor Antônio Thiago Pontes, para o lançamento de foguete I Foto: Mary Paes / PMM

Monick França, secretária municipal de Educação, esteve no evento a até arriscou um lançamento de foguete ao final da mostra.

“A mostra é uma atividade realmente empolgante. A escola está de parabéns por aderir a esse projeto e incentivar a criatividade desses pequenos que, com certeza, vão alcançar índices para competir nacionalmente”, finalizou.

O lançamento dos foguetes ocorreram em dois níveis:

Nível 1 – Estudantes dos 1° a 3° anos, na produção de foguetes com canudinhos.
Nível 2 – Estudantes dos 4° e 5° anos, na produção de foguetes com papel sulfite, cano PVC, papel alumínio, papel cartão e uma bomba de bicicleta.

Os finalistas dessa etapa serão selecionados para a ‘Mostra Brasileira de Foguetes’ – MOBFOG.

A Guarda Civil Municipal foi parceira do evento.

Fotos: Mary Paes | PMM