Escola municipal de Macapá promove atividades de inclusão na Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Estudantes participaram de brincadeiras e jogos para incentivar a união e o desenvolvimento das capacidades motoras.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Estudantes da Emef Aracy Nascimento participaram de diversas ações recreativas | Foto: Léo Nilo/PMM

Nesta quarta-feira (24), os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Aracy Nascimento participaram de uma programação dedicada à inclusão e ao combate ao preconceito. As turmas com estudantes neurodivergentes puderam brincar e socializar a partir de diversas atividades e jogos cooperativos. O projeto foi realizado em comemoração à Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, campanha nacional realizada anualmente.

A Emef Aracy Nascimento atende oito estudantes diagnosticados com algum tipo de deficiência intelectual, além de vários outros em investigação. Nos exercícios, os estudantes com e sem deficiência se juntaram, sem distinções, para praticar arremesso de bolas, pescaria de copos e circuito de obstáculos, entre outras atividades.

De acordo com a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Silvana Cutrim, o objetivo da ação é estimular o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos estudantes, além de sensibilizar a sociedade sobre a luta pelos direitos das pessoas com deficiência.

“A equipe escolheu promover atividades físicas porque, em geral, são ações que os estudantes mais sentem dificuldade. Eles gostaram muito da movimentação, da parte lúdica, dos jogos. Os estudantes típicos e atípicos têm interagido bastante, dando um resultado positivo”, avalia a profissional.

Para o estudante autista Davi Azevedo, de 11 anos, a programação ficará marcada como um momento especial. Ao lado de seus colegas de turma, ele conta empolgado as diversas atividades que realizou pela primeira vez. “Achei tudo muito legal e a minha parte favorita foi jogar as bolinhas. É diferente brincar com toda a turma assim”, diz.

Já Luiz Henrique, que estuda na mesma turma que Davi, relata que além de ser um momento de descontração, a atividade cumpriu o papel de promover a socialização de todos os estudantes, independente da deficiência. “Acho que agora a turma está mais unida e mais solta, se divertindo mais. Essa união é muito importante”, enfatiza.

A Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada no Brasil desde 1964, e acontece de 21 a 28 de agosto. O objetivo da data é conscientizar a sociedade pela inclusão de pessoas com deficiência e lutar contra o capacitismo.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.