Equipes da saúde percorrem comunidades de barco para vacinação contra a Covid-19

Nesse final de semana os agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), percorreram de barco o rio Pedreira para aplicar a primeira dose de vacina contra a covid-19 em idosos das comunidades ribeirinhas da região. Cerca de cem ribeirinhos foram vacinados nas comunidades Vila Cachoeira, Vila Bertolini, São Benedito da Pedreira e Bonito da Pedreira.

A ação foi realiza por duas equipes preparadas. Uma ficou em um ponto estratégico, de fácil acesso, que foi previamente comunicado aos moradores. A outra foi direcionada para as margens do rio Pedreira para que todos pudessem ser contemplados.

Por causa do difícil acesso, em algumas vilas, a vacinação só foi possível ocorrer dentro das embarcações. Durante o inverno, a cheia dos rios dificulta a chegada das equipes de saúde nas localidades.

A Secretária Municipal de Saúde, Dra. Karlene Lamberg, explica que a meta é garantir a cobertura vacinal de 100% dos moradores ribeirinhos, que fazem parte dos grupos prioritários de imunização. “É gratificante ver o resultado do nosso trabalho. Graças a esforços como esse, as pesquisas indicam que Macapá está entre as cinco melhores capitais na vacinação contra a Covid-19”, disse a gestora.

Seu Ernestino dos Santos, de 87 anos, morador da comunidade São Benedito, foi atendido dentro do próprio barco. Ele estava ansioso e agradeceu pelo trabalho da equipe de enfermagem.

“Eu estava esperando ansioso pela vacina. Acordei e queria ser vacinado bem cedo, então me arrumei e fiquei esperando pelos enfermeiros dentro do meu barco, para ter certeza que ninguém iria me esquecer. Estou tão feliz que nem sei se vou conseguir dormir hoje de tanta alegria, gostaria de agradecer a todos”, conclui o idoso.

Para Cristiane Guimarães, a vacina é uma benção para todos os moradores ribeirinhos. A moradora da comunidade Vila Cachoeira diz que não esperava ser vacinada tão rápido, devido à distância e o difícil acesso à comunidade onde mora.

“É gratificante ver que não fomos esquecidos e que tivemos prioridade. É maravilhoso ver que nossos familiares foram vacinados. Esse momento é de gratidão e respeito a todos que se empenharam para que esse momento se tornasse realidade”, afirma Cristiane.

Dona Maria de Nazaré, de 36 anos, não conteve a emoção ao recebera primeira dose da vacina. A ribeirinha da comunidade São Benedito contou que todos em sua residência estão com medo da contaminação pelo vírus e seu esposo está internado em Macapá com a covid-19.

“Eu gostaria que meu esposo tivesse a mesma sorte que nós estamos tendo nesse momento. Meu coração está feliz em receber a vacina, mas triste por saber que meu esposo está em um hospital. Agradeço a Deus por meus familiares terem sido vacinados e peço pela recuperação do meu companheiro” declara emocionada, dona Maria.

Cristiane Mareco
Secretaria Municipal de Saúde