Equipes da assistência social de Macapá aprendem técnicas de mediação de conflitos

Curso é promovido em parceria com o Ministério Público do Amapá e segue até sexta-feira, 1º de abril.

Por Vithória Barreto - Secretaria Municipal de Assistência Social

Curso envolve servidores do Cras e Centro Pop | Foto: Vithória Barreto/PMM

Servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) iniciaram esta semana, a capacitação sobre a “Justiça Restaurativa”, promovida pelo Ministério Público Estadual (MP-AP). A ideia é formar facilitadores na resolução de conflitos entre os usuários atendidos nos centros da Prefeitura de Macapá.

Ministrada pela promotora de Justiça, Sílvia Canela, o curso com duração de 20 horas, reforça importantes mecanismos de restabelecimento dos vínculos.

“Com esta qualificação pretendemos levar a importância da justiça restaurativa como ferramenta de um novo olhar entre os jovens e familiares atendidos nos equipamentos da rede socioassistencial, seguindo o que institui a lei do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo [Sinase]”, pontuou Sílvia.

Para o coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Liberdade, Roseny da Costa, a iniciativa é importante para compreender a importância do outro no processo de mediação de conflitos.

“Com as práticas restaurativas é possível ter uma nova percepção e se colocar no lugar do outro, ter uma nova perspectiva e sensibilização ao perceber a fragilidade da pessoa. Com isso, conseguimos encontrar as melhores formas de mediar os problemas que encontramos durante o atendimento familiar”, explica o coordenador.

Servidores das demais unidades como Cras e Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) também participam da qualificação no auditório do Complexo Cidadão Centro. A capacitação segue até sexta-feira, 1º de abril.

A iniciativa faz parte de um Termo de Cooperação Técnica assinado entre o Município e o MP que prevê a implementação da metodologia da Justiça Restaurativa para gestores e técnicos que atuam nas unidades coordenadas pela Semas.