Equipe da Educação de Macapá promove escuta pedagógica em visitas nas escolas municipais

Estudantes e servidores da Escola José Leóves receberam a visita nesta quinta-feira (23).

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Escuta pedagógica na Emef José Leóves | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Acompanhar de perto a realidade de cada escola é um esforço contínuo da Prefeitura de Macapá. Com esse intuito, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou visitas pedagógicas nas escolas da rede de ensino. A primeira delas foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Leóves, que recebeu a equipe nesta quinta-feira (23).

Localizada no bairro Renascer, na zona norte da cidade, a escola atende 710 estudantes, entre turmas do ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizando diversos projetos pedagógicos.

“O objetivo de todos os servidores da Escola José Leóves é deixar um legado de excelência que acompanhe esses alunos para o resto da vida. E com o auxílio da Prefeitura, isso será possível”, reforça o diretor da escola, Marivaldo Lobato.

Durante a visita, o secretário municipal de Educação, Rodrigo Gomes, conversou diversos com professores, auxiliares e coordenadores pedagógicos da unidade.

“A Semed se coloca à disposição para solucionar os problemas, seja na estrutura física, pedagógica ou administrativa. Nas visitas, mapeamos as ações que precisam ser executadas e incluímos em nosso planejamento”, explica o secretário.

A professora Ítala Coutinho trabalha com a turma do 1º ano do ensino fundamental, ela ressalta a importância das visitas realizadas por profissionais da secretaria. “Atuo como professora há oito anos e vejo o esforço recente da prefeitura de acompanhar o dia a dia das escolas. Somente indo até as salas, a gente conhece a realidade da educação municipal”, conta.

Além das visitas pedagógicas, o cotidiano das escolas é acompanhado de perto pelos superintendentes escolares, que integram as estratégias adotadas pelo programa Educa Macapá, que facilita o contato direto entre as unidades de ensino e a Semed.

Ao todo, 10 superintendentes atuam na rede municipal, com trabalhos em creches, escolas e centros educacionais. Durante as visitas, os profissionais conhecem as demandas das unidades e facilitam os processos para solução.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.