Ensinando a Pescar: projeto incentiva futuras mamães a realizarem o pré-natal na UBS Coração

Mulheres gestantes são acolhidas e atendidas pela equipe da unidade

Por Andreza Sanches - Secretaria Municipal de Saúde

Futuras mamães realizaram exame de ultrassonografia durante ação do projeto I Fotos: Aderlan Corrêa / PMM

Grávida de oito meses e já à espera do primeiro bebê, Rilary Ferreira, de 19 anos, sabe bem a importância de realizar as consultas médicas, exames e vacinas durante a gestação. É no pré-natal que ela fez o acompanhamento que está permitindo uma gravidez saudável. Rylari está entre as futuras mamães do bairro Coração, que participam do projeto Ensinando a Pescar, desenvolvido pela Unidade Básica Coração, na Zona Oeste de Macapá.

Nesta segunda-feira (15) o projeto reuniu cerca de 20 mulheres grávidas para comemorar o Dia das Mães de maneira especial. Elas foram recebidas com café da manhã e realização de exame de ultrassonografia, um atendimento pré-agendado, uma vez que a unidade está em processo de reforma. No projeto, as mães são preparadas para a maternidade, orientadas sobre as manifestações típicas da gravidez e como devem proceder.

“A unidade Coração está em reforma, mas os atendimentos das equipes de saúde da família continuam ocorrendo na comunidade. O projeto já funciona há dois anos e não parou, é uma forma delicada e eficiente de incentivar as futuras mamães a realizarem todos os procedimentos necessários do pré-natal durante a gravidez e assim ter um parto saudável. Aqui também compartilhamos informações e experiências sobre cada fase da gravidez”, explica a diretora da UBS Coração, Denisia Santos.

A dona de casa, Janiele Lima, 26 anos, faz parte do projeto há quase dois anos. Hoje, com o pequeno Rian de seis meses nos braços, ela continua participando dos encontros e recebendo as orientações dos profissionais da unidade, sobre amamentação e hábitos saudáveis para a mãe e o bebê. “Fiz todo o acompanhamento do pré-natal na unidade para garantir a minha saúde e do meu bebê. Aqui eu encontro o apoio necessário.”, comentou.

Janiele Lima, 26 anos, agora faz acompanhamento do filho de seis meses. I Fotos: Aderlan Corrêa / PMM

Além do trabalho educativo, o projeto também beneficia as gestantes com kits enxovais. As futuras mães são incentivadas a buscar meios para conquistar os kits, com vendas de lanches e a realização de brechós na comunidade. Todo o valor arrecadado é investido na compra de kits enxovais com itens básicos e necessários aos seus recém-nascidos.

“Daí vem o nome do projeto. Nós prestamos a assistência necessária às gravidas e estimulando elas a empreenderem para adquirirem sua independência”, concluiu Denisia Santos.

Durante a manhã dedicada às mães, as gestantes foram presenteadas com um singelo ensaio fotográfico com a produção de belas imagens para registrar esse momento na vida de cada uma. “Eu nunca participei de uma sessão de fotos com a minha bebê, estou feliz por esse presente”, disse Daniele Santos, 27 anos.

Atualmente as gestantes são atendidas pelas equipes de Saúde da Família por agentes comunitários de saúde.

Daniele Santos, 27 anos, participou da sessão de fotos com a filha de quatro meses e 19 dias. I Fotos: Aderlan Corrêa / PMM