Enfermeiros da rede municipal participam de capacitação da caderneta do idoso

A qualificação explica o processo de envelhecimento e busca colaborar com os profissionais na hora de preencher a caderneta de saúde.

Por Ana Cleide Torres- - Secretaria Municipal de Saúde

Enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) participaram nesta quinta-feira (9) da capacitação sobre a caderneta do idoso. A atividade foi realizada no período da manhã e tarde, no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, com a finalidade de orientar e qualificar o cuidado à pessoa idosa.

De acordo com coordenador da Saúde do Adulto e Idoso, Virgílio Santos, a qualificação explica o processo de envelhecimento e busca colaborar com os profissionais na hora de preencher a caderneta de saúde.

“A caderneta faz parte do instrumento de saúde disponibilizado por meio do Sistema Único de Saúde (Sus) sendo utilizada para realização do monitoramento do paciente, estando disponível gratuitamente em todas as UBSs. Hoje esses profissionais estão reunidos para aprender a fazer o preenchimento correto e auxiliar os familiares”, explicou.

A condutora da capacitação, a enfermeira gerontóloga Goreth Espindola, aponta que, por meio da atividade, será possível melhorar o sistema de avaliação do município e proporcionar qualidade no atendimento executado dentro das UBSs.

“É de suma importância qualificar o profissional que está na ponta, ou seja, aquele que está na execução da tarefa. Todas as dúvidas estão sendo sanadas para eles aprenderem a lidar com a caderneta de saúde da pessoa idosa e alimentar o sistema de avaliação que ainda apresenta déficit”, destacou a profissional.

Caderneta de Saúde
O público acima de 60 anos atendido em uma UBS deve receber a caderneta. Através dos dados preenchidos pelo familiar ou pela própria pessoa, é possível construir o Plano de Cuidado. A partir de então o acompanhamento é realizado por 5 anos.

Na caderneta, é possível obter orientações sobre os Direitos da Pessoa Idosa, dicas de uso e armazenamento de medicamentos, indicações de acesso a medicamentos do SUS, passo a passo para uma alimentação saudável, dicas de saúde bucal, prevenção de quedas, atividades físicas e sexualidade.