Encontro com gestores escolares planeja ações para desenvolvimento do ensino em Macapá

Neste sábado (3) a Prefeitura de Macapá promoveu um encontro com todos os gestores das escolas municipais de ensino fundamental da área urbana. Iniciativa marcou o começo de novas ações voltadas ao processo de ensino-aprendizagem e na administração das escolas.

A reunião ocorreu no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a presença do prefeito de Macapá, Dr. Furlan, o secretário municipal de Educação, Edielson de Souza, e os subsecretários Diego Santos e Ebrely Andrade.

Desde o começo do ano estão sendo realizadas ações para resolver os problemas identificados na rede municipal de ensino, além de consolidar uma mudança radical na forma como a Educação é pensada e implementada.

Durante o encontro, Dr. Furlan fez um balanço de todas as decisões tomadas durante o primeiro semestre de 2021 para resolver problemas crônicos identificados na área da Educação.

“Nós conseguimos garantir o direito à aposentadoria a 230 servidores da educação, chamar 260 concursados, fazer diversas parcerias, assim como destinar integralmente o repasse de recursos do ICMS para reforma das escolas. Temos 9 obras em unidades escolares do município para entregar até o final do ano”, destacou.

O secretário municipal de Educação ressaltou o resultado alcançado por Macapá nas edições anteriores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Macapá está nos últimos lugares do ranking educacional e isso se deve ao fato de não ter sido realizado no passado ações que integrassem as escolas em rede de forma eficiente. Somente 15 unidades de ensino atingiram a meta projetada na última edição do Ideb e nós queremos mudar isso”, salientou.

Dr. Furlan reforçou a importância dos gestores liderarem ações e projetos para a melhoria da educação na capital. “Nós precisamos contar com vocês, pois vocês devem ser os primeiros a implementar nas escolas as mudanças de rota que programamos”, disse.

Educa Macapá

Com o objetivo de acelerar as melhorias no processo educacional no município, a Prefeitura de Macapá firmou parceira com a Associação Bem Comum, que desenvolve o programa Educar Pra Valer.

A iniciativa, que foi apresentada aos gestores escolares, compartilha boas práticas de gestão educacional que deram certo na cidade de Sobral (CE) com outras secretarias municipais de Educação em todo o Brasil.

Com o processo de expansão do programa para capitais brasileiras, Dr. Furlan trouxe a iniciativa para Macapá. Aqui o programa recebeu o nome de Educa Macapá desde 30 de junho.

O Educa Macapá já está promovendo mudanças administrativas dentro da Semed, uma delas é a criação de superintendências responsáveis por acompanhar diariamente o processo pedagógico utilizado nas escolas municipais.

“A escola é o centro, não a ponta. É para a escola que devem convergir todas as decisões tomadas na Semed. Vamos realizar constantemente a avaliação da realidade de cada unidade escolar para agirmos de forma eficaz e contribuir com a aprendizagem dos estudantes”, explicou a articuladora do programa em Macapá, Nádia Serique.

Outras ações nas escolas

Diversos outros assuntos também foram abordados durante o encontro, como a regularização das escolas do município, formação continuada específica aos novos profissionais empossados em junho, além dos projetos “Circuito do Conhecimento”, “Professor Inovador”, “Criança Cidadã”, “Matematicando” e a criação dos Conselhos Escolares, que devem ser instituídos até 30 de agosto.

Lázaro Gaya
Secretaria Municipal de Educação