A Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), completou um mês de patrulhamento na Rampa do Acaí, na orla da capital. Com o reforço na segurança e no trânsito, apenas duas ocorrências foram registradas, sem ligação direta com os trabalhadores do local.
Nilson Oliveira é representante dos feirantes e trabalha há 20 anos na rampa. Ele conta que as rondas ou mesmo a presença dos guardas civis eram solicitações antigas. Em uma visita do prefeito de Macapá, Dr. Furlan, ao local, o pedido foi reforçado e atendido.
“Desde que solicitamos, a Guarda Civil Municipal vem nos acompanhando e também ajudando na organização do trânsito. A equipe auxilia, principalmente, nos horários de pico, quando tem muitos veículos no local”, relata.
O serviço da Romu acontece diariamente em dois turnos, de 4h às 7h e de 8h às 9h. Durante as rondas, os guardas circulam pelo local a pé e em viaturas, com a intenção de evitar e combater assaltos e outros delitos.
Para a comandante-geral do Guarda Civil Municipal, Joeva Reis, a execução dessas rondas reforça a defesa e prevenção de furtos durante o movimento da Rampa, especialmente na comercialização do açaí e camarão na região.
“Antes de chegarmos para o apoio, os vendedores se reuniam entre eles para pagar alguém para proteger. Nosso dever é amparar nossa população e a Prefeitura não hesitou em atender a esse pedido. Atualmente os feirantes da Rampa do Açaí se sentem protegidos para fazer suas vendas e a troca de mercadorias com tranquilidade”, finaliza.
Saiba mais
Prefeitura de Macapá entrega estrutura para trabalhadores da rampa do açaí
“Faça chuva ou faça sol estamos aqui”, diz produtor beneficiado com tenda na rampa do açaí