Em Macapá, vacinação contra a dengue atende grupo prioritário para imunização

Imunizante está sendo ofertado em seis Unidades Básicas de Saúde, para o público de 10 e 14 anos

Por Andreia Tavares - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Vacinação contra a dengue | Foto: Rosivan Santos/PMM

Neste sábado (6), a Prefeitura de Macapá iniciou a vacinação contra a dengue. O imunizante, que está sendo ofertado para crianças entre 10 e 14 anos, é uma das medidas para combater os casos de dengue no país. A vacinação segue durante todo o mês de abril.

Em Macapá, foram entregues 7 mil doses da vacina. Essas doses foram distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros que apresentam maior índice de proliferação do mosquito da dengue, são elas: UBS do Macapaba, Br 210, Brasil Novo, Infraero 2, Marcelo Cândia e Lélio Silva. Para ser vacinado, a criança precisa estar acompanhada de um responsável e apresentar cartão de vacinação, cartão do SUS e documento oficial com foto.

Emanuel David, de 14 anos, foi o primeiro macapaense a se vacinar. Ele chegou cedo à UBS Lélio silva junto de sua mãe, Ozana Sfair. “O Emanuel é autista. Então, eu sempre tenho um cuidado redobrado com a saúde dele”.

Qdenga, nome do imunizante da dengue, protege contra 4 sorotipos do vírus. Ela serve para quem já teve e para quem não teve dengue. A vacina é tomada em duas doses, com uma diferença de 3 meses entre elas. Só terá direito a tomar a segunda dose quem tomar a primeira. O imunizante é feito do vírus enfraquecido da dengue, ensinando assim o nosso sistema imunológico a combater este vírus. 

O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março, após ser realizado um estudo com mais de 20 mil participantes. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), a Qdenga demonstrou uma eficácia contra DENV-1 em 69,8% dos casos; contra o DENV-2 em 95,1%; e contra o DENV-3 em 48,9%.

Elisângela Corte viu no jornal que a vacina estaria disponível para a faixa etária do seu filho Alejandro, de 10 anos. “A dengue é uma doença que a gente batalha todos os anos. Essa vacina vem como uma forma de ajudar quando os casos aumentam. Fiquei muito assustada, mas ainda bem que a vacina chegou e eu posso proteger meu filho”, comentou.

O aumento nos casos foi o que levou Francilene Duarte a vacinar seu filho Tiago. “É de grande importância que todo mundo traga seus filhos para se vacinar. Essa é uma das formas que temos de manter nossos filhos seguros”, disse.

Em Macapá, a Prefeitura, com a ajuda dos agentes de endemias, iniciou uma batalha contra os mosquitos. Os agentes estão nas ruas todos os dias para eliminar os focos de dengue. Como uma forma de ajuda nesse combate, a prefeitura disponibiliza dois números para denúncias de focos de dengue.

(96) 99147-5099: Número para denúncias de lotes habitáveis. 

(96) 98139-8315: Número para lotes abandonados. 

Como prevenir o Aedes aegypti

Existem várias formas de prevenir a dengue, a mais eficiente é evitar a água parada. Isso inclui eliminar água parada de lugares onde é possível a criação de criadouros de dengue, como pneus, vasos de planta, lixeiras, garrafas pets e tampas de garrafas.

Segundo apontamento do último Levantamento Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), realizado em março, lixos domésticos, sacos plásticos, latas e copos plásticos representam os maiores causadores de focos de dengue, com 45% do foco de proliferação.

O uso de repelente nesse momento também é mais um passo à proteção, assim como usar roupas que cubram mais partes do corpo. Usar telas ou mosquiteiro também podem impedir a entrada do mosquito nas residências.

Quais sintomas estão presentes na dengue?

A dengue pode ser assintomática, aquelas que não apresentam sintomas até quadros graves, podendo desenvolver hemorragias. Os sintomas da dengue muitas vezes podem ser confundidos com outras doenças. Então, se você apresenta alguns sintomas como: febre alta, de início repentino, dor de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza, dores atrás dos olhos e náuseas, pode ser uma indicação de infecção por dengue.

Nos casos mais graves, os sintomas apresentados são: dor abdominal intensa e contínua, ou dor quando o abdome é tocado; vômitos persistentes, sangramento de mucosas (principalmente nariz e gengivas), letargia (perda de sensibilidade e movimentos) ou irritabilidade, tontura e queda de pressão.

Onde posso me testar para saber se estou com dengue?

Em Macapá, duas UBSs específicas fazem o exame de sorologia que identifica todas essas doenças. A UBS Marcelo Cândia, localizada na Rua Vereador Júlio Maria Pinto Pereira, e na UBS do Perpétuo Socorro, localizada na Rua Rio Xingu. Os testes são feitos de segunda a sexta, das 8h às 17h. O resultado sai em 7 dias.