Nesta quinta-feira (15), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Rosa Moita, no bairro Nova Esperança, zona sul da capital, promoveu uma roda de conversa como parte das ações do “Setembro Amarelo”, mês de combate e prevenção ao suicídio. A atividade foi direcionada aos pacientes e servidores, que participaram de escuta psicológica, serviços clínicos e assistência social. Cerca de 40 pessoas foram atendidas.
Durante o evento, foi apresentado aos participantes dados a respeito do problema, a fim de identificar atitudes que caracterizam sinais para a busca de um tratamento. A ação tem como intuito alertar a população sobre a importância de promover cuidados com a saúde mental, reduzir as taxas de suicídio.
“É uma palestra sobre o Setembro Amarelo e conscientização da prevenção ao suicídio, que é uma campanha mundial, em que estamos trabalhando um modo com que as pessoas consigam falar e expressar os seus sentimentos, porque é importante as pessoas falarem o que sentem”, esclareceu Wagner Joab, diretor da UBS Rosa Moita.
Setembro Amarelo
A campanha terá continuidade ao longo do mês, através de rodas de conversas e atividades em escolas e UBS, com o objetivo de esclarecer e conscientizar a população sobre a prevenção do suicídio.