Em Macapá, Semsa participa da 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental

Iniciativa promove debates para elaboração de projetos que serão apresentados na conferência nacional que acontecerá em Brasília (DF).

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Semsa foi representada pela psicóloga e coordenadora de saúde mental, Luana Nunes | Foto: Maison Brito/PMM

Neste domingo (4) encerra a 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental e durante três dias, representantes dos 16 municípios do Amapá debateram propostas relacionadas à saúde mental da população. Macapá foi representada pela Secretaria Municipal de Saúde, que teve um espaço para mostrar de que forma a rede municipal de saúde trabalha no atendimento a esses pacientes.

Durante o evento, a coordenadora de Saúde Mental do município, Luana Nunes, fez uma palestra que abordou os impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

“A pandemia do coronavírus gerou muitas mudanças nas rotinas e entre os desafios, a população tem de lidar com o receio do desemprego, a exigência de alta produtividade no trabalho remoto e as tensões familiares em uma convivência intensa de isolamento social. Espaços para acolhimento neste pós-pandemia, como as nossas Unidades Básicas de Saúde [UBSs], são fundamentais para atuar na prevenção e promoção à saúde das pessoas em sofrimento psíquico”, comenta.

Além disso, a gestora também mostrou aos participantes as boas práticas e medidas que a Prefeitura de Macapá possui para oferecer acolhimento e tratamento a estes pacientes.

Participantes conheceram as formas de atendimento e acolhimento disponibilizados pela Prefeitura de Macapá | Foto: Maison Brito/PMM

Sobre a Conferência Estadual de Saúde Mental
O evento é responsável pela construção de políticas públicas no campo da saúde mental e tem como tema “A Política de Saúde Mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

A conferência conta com a participação de profissionais que atuam na saúde mental e promove debates para elaboração de projetos que vão ser apresentados na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental que acontecerá em Brasília (DF).