Em Macapá, profissionais do programa Saúde da Família participam de treinamento do sistema E-SUS

Curso é uma oportunidade das equipes aprenderem como trabalhar com as ferramentas eletrônicas.

Por Maison Brito* - Secretaria Municipal de Saúde

512 agentes comunitários de saúde, 74 enfermeiros e 148 técnicos de enfermagem serão capacitados | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Profissionais da Estratégia Saúde da Família de Macapá estão participando de um treinamento inédito que explica como abastecer os dados da população atendida no sistema E-SUS, do Ministério da Saúde (MS). O curso iniciou na quarta-feira (22) e segue até 4 de julho.

O curso é uma oportunidade das equipes aprenderem como trabalhar com as ferramentas eletrônicas existentes, visando a qualificação de dados da Atenção à Saúde prestada à população, através do programa E-SUS. Ao todo, 512 agentes comunitários de saúde, 74 enfermeiros e 148 técnicos de enfermagem serão capacitados. As aulas são realizadas na Faculdade Estácio.

Segundo a diretora do Departamento de Estratégia Saúde da Família, Adriana Martel, o objetivo da qualificação é para que esses profissionais aprendam a usar o sistema e possam alimentar o banco de dados com informações colhidas na comunidade.

“A utilização do E-SUS permitirá avaliar e acompanhar o processo de trabalho da Atenção Básica em Macapá, pois fortalece os processos de gestão dos usuários, facilita a busca de informações epidemiológicas de forma ágil e permite colocar em evidência problemas e características particulares de cada comunidade”, explica Adriana. 

E-SUS
O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB) é uma estratégia do Ministério da Saúde para reestruturar as informações da atenção primária à saúde (APS), modernizando sua plataforma tecnológica com o objetivo de informatizar as unidades básicas de saúde, oferecer ferramentas para ampliar o cuidado e melhorar o acompanhamento da gestão.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde.

Curso iniciou na quarta-feira (22) e segue até 4 de julho | Foto: Ana Cleide Torres/PMM