Em Macapá, moradores de passarelas do Muca são orientados sobre descarte correto de lixo

Com a coleta de lixo diária, a prefeitura quer a população parceira na missão de uma cidade mais limpa

Por Mônica Silva - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Moradores de áreas dEe ressaca recebem orientações da Prefeitura de Macapá | Foto: PMM

A Prefeitura de Macapá avança na campanha de educação ambiental nas áreas de ressaca da capital. Nesta segunda-feira (20), foi a vez dos moradores do bairro do Muca, zona sul, receberem as orientações. A ação consiste no monitoramento, aplicação do teste de regularidade, além de disseminação das informações sobre o descarte correto de resíduos sólidos, sustentabilidade, acondicionamento e coleta regular de lixo.

A iniciativa é coordenada pelo setor de Fiscalização de Postura, da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, com o apoio da Recicle Soluções Ambientais, empresa responsável pelo gerenciamento da coleta e transporte do lixo domiciliar no Município.

“Ainda precisamos do empenho total da comunidade e da compreensão sobre os benefícios ambientais do descarte correto dos resíduos e também da disciplina em colocar o lixo pra fora de casa somente nos horários da coleta”, enfatiza o secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick Farias.

A moradora da passarela Dias Gomes, Nazaré Martins de Almeida, 64 anos, aprovou o trabalho de educação ambiental que vem sendo feito e reforçou a importância da colaboração da comunidade.

“O que falta são as pessoas se conscientizarem que o lixo deve ser colocado em locais adequados. Todos nós devemos fazer a nossa parte. Não podermos ficar esperando apenas pelo Poder Público”, diz.

Já na passarela Eça Neves, a autônoma Adriana Caetano Nery, mencionou que após receber as equipes de educação ambiental, passou a ter novos hábitos que refletiram de forma positiva no movimento das vendas de sua loja. “A coleta de lixo é diária e a ponte fica sempre limpinha eu até já recebo clientes de outros bairros aqui na minha loja”, fala, empolgada.

Denúncias
Despejar lixo ou entulho em locais públicos é crime. Qualquer denúncia pode ser feita por meio de aplicativo de mensagens no número (96) 99970-1078, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Equipes percorrem passarelas da capital | Foto: PMM