Em Macapá, mais de 200 pessoas são atendidas em ação alusiva ao Dia da Pessoa em Situação de Rua

Serviços mais procurados foram os de atendimento à saúde e emissão de documentos

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Centro-Pop realiza programação alusiva ao Dia Nacional da Pessoa em Situação de Rua I Foto: Arthur Alves/PMM

Mais de 200 pessoas participaram da programação alusiva ao Dia Nacional da Luta da Pessoa em Situação de Rua celebrado neste sábado (19) data marcada pela busca por direitos. O evento que durou três dias encerrou na sexta-feira (18) com um mutirão de atendimentos administrativos, saúde e beleza, além de apresentações culturais. 

A proposta da ação realizada no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro-Pop) busca a valorização da pessoa em situação de rua e a defesa da garantia de seus direitos, uma forma de promover a dignidade e a inserção social dos usuários no mercado de trabalho através de encaminhamentos. 

Para o usuário do Centro-Pop, Aldo Nonato, 38 anos, o dia foi de comemoração, há seis anos assistido pela unidade de atendimento ele foi encaminhado e passou por uma entrevista de emprego e aguarda ansioso pelo resultado. “Agradeço a Deus e a todas as pessoas do Centro-Pop que me acolheram e apostaram em mim, hoje não durmo mais na rua, tenho meu cantinho, fui encaminhado e fiz uma entrevista para conseguir o tão sonhado emprego. Estou muito feliz e confiante”, comemorou Aldo. 

Assim como Aldo outras histórias de superação resultaram na diminuição do número de pessoas em situação de rua em Macapá. Segundo dados do Centro-Pop, no de 2022 nesta mesma data o número de pessoas cadastradas no Centro-Pop era de 188, hoje esse quantitativo caiu para 73, uma queda que demonstra positivamente o retorno sadio dessas pessoas para o convívio social e seio familiar. 

“Esse resultado positivo se deve principalmente pelo trabalho desenvolvido pela coordenação e equipe técnica do Centro que realiza os atendimentos. A emissão de documentos que permite a garantia de direitos e que dá acesso a programas sociais, empregabilidade e o retorno de muitas destas pessoas com novos projetos de vida para sua terra natal”, explica o secretário municipal de Assistência Social em exercício, Nildo Nunes.  

Os serviços mais procurados foram de saúde que registrou 50 atendimentos, em seguida os de emissão e atualização de documentos atendeu 49 pessoas. O defensor público, Márcio Peixoto, ressalta que o serviço de cidadania garante a dignidade e o sonho com uma vida melhor. 

“A emissão de documentos é a base para os laços da vida civil como contrato de aluguel, emprego formal. Essa é uma forma de garantir a inclusão social e o exercício pleno da cidadania dessas pessoas, respeitando sua dignidade e seus direitos fundamentais”, destacou o defensor público. 

Serviços 

Durante os três dias de programação os usuários do Centro-Pop participaram de atividades de lazer, entretenimento e piquenique no Bioparque. Houve também a oferta de diversos atendimentos, ação de cidadania com a presença da carreta itinerante da Defensoria Pública para emissão de registro de nascimento, RG, orientação jurídica, ação de saúde com a realização de exames de glicemia, Covid-19, teste rápido, aferição de pressão, encaminhamento médico, entrega de medicamentos, apresentação cultural, corte de cabelo e autocuidado. 

De acordo com a coordenadora interina do Centro-Pop, Maria Guerreiro, a pessoa em situação de rua é uma condição que pode ser transformada a partir do acolhimento. “A ação promove bem-estar, saúde e o acesso a novas oportunidades para que eles possam ser reinseridos na sociedade” destacou. 

Ação integrada 

A vasta programação promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), através do Centro-Pop Amizade contou com a participação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a Defensoria Pública do Estado do Amapá (Defenap). ONG Anjos da Vida, Igreja Pentecostal Explosão de Milagres, Banda de Música da Guarda Municipal, UBS do Perpétuo Socorro/Consultório de Rua, Grupo Cultural Flor Pequena e apoio da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral TRE/AP. 

Confira mais fotos: Arthur Alves/PMM