Em Macapá, estudantes fazem visita cultural em emissora de televisão

Oito estudantes da escola Rondônia participaram da excursão, que percorreu os estúdios e a galeria do espaço.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Os estudantes percorreram os estúdios de gravação e galeria da emissora | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Com direito à leitura de teleprompter e teste de câmeras, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rondônia participaram de um passeio especial na tarde desta quinta-feira (30). A turma visitou os estúdios de gravação da emissora Rede Amazônica, numa excursão que incluiu visita ao espaço cultural do canal e apresentação do dia a dia da produção jornalística.

A visita foi conduzida pelos profissionais da emissora, que apresentaram os espaços e diversos produtos realizados no local. Curiosos, os estudantes puderam esclarecer todas as suas dúvidas sobre a rotina de uma emissora, até simular a apresentação de um telejornal. Oito crianças de turmas do 5º ano do ensino fundamental participaram da atividade.

O estudante Cristian Petrick, 11 anos, experimentou em primeira mão o que antes via apenas na TV. Após uma sessão de treinamento com o jornalista e apresentador, Salgado Neto, Cristian aceitou participar da simulação de um telejornal, com todo o aparato do estúdio. A visita descontraída empolgou o estudante, que contou estar tendo uma experiência inédita.

“Eu pude aprender várias coisas com esse passeio e tirar muitas dúvidas. Foi uma tarde divertida. Uma visita assim foi magnífica pra mim, sinceramente”, relata o estudante, alegre.

Cristian Petrick, estudante do 5º ano | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Além de conhecer os estúdios de gravação dos telejornais locais, os estudantes puderam visitar o espaço cultural Dr. Phelippe Daou, com uma exposição do artista amapaense Jeriel Luz, que estava presente na ocasião.

O pintor, que já expôs em diversos estados brasileiros, pôde explicar em primeira mão seu processo de criação plástica para os estudantes fascinados. “Eu me sinto realizado vendo crianças se interessando tanto pela arte. Quando menor, meu desejo sempre foi ver um artista de perto, e hoje eu tive a oportunidade de conversar com eles sobre essa vida”, conta Jeriel.

A professora Maria Nunes foi uma das organizadoras do passeio e afirma que o objetivo da escola é apresentar aos estudantes as diversas possibilidades de carreira existentes.

“Estes estudantes nasceram no mundo da mídia e estavam muito empolgados com o passeio. Eles estão no quinto ano, prestes a sair da rede municipal, então mostramos vários caminhos de vida para que, no futuro, possam escolher com sabedoria”, explica.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação