Em Macapá, encontro debate atendimento humanizado e saúde mental da população LGBTQIA+

Evento faz parte da programação da campanha de combate à LGBTfobia.

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Debate foi realizado neste sábado (28), na Ueap | Foto: Bruno Nascimento/PMM

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SemDH) promoveu um encontro com profissionais da área da saúde para debater alternativas de melhoria no atendimento humanizado da população LGBTQIA+ em Macapá. O evento foi realizado neste sábado (28), no auditório da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), e faz parte da faz parte da programação da campanha de combate à LGBTfobia.

Além do acolhimento e orientação sobre métodos de prevenção à Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), o simpósio denominado Saúde Integral da População LGBTQIA+, serviu de fonte de conhecimento para os agentes de saúde presentes e estudantes como a acadêmica de biomedicina, Joelly Nascimento, de 19 anos, que aproveitou o debate para aprender um pouco mais sobre atendimento humanizado.

“Foi enriquecedor! Principalmente porque enquanto estudante pude conhecer mais sobre a saúde da população LGBTQIA+. Agora saio daqui com bastante conhecimento e com vontade de repassar essas informações a outros colegas”, comenta.

Joelly Nascimento, de 19 anos, acadêmica de biomedicina | Foto: Bruno Nascimento/PMM

Com objetivo de fortalecer conhecimentos sobre o cuidado com a saúde mental e colher sugestões para melhoria nos atendimentos deste público, o debate foi mediado por psicólogos e enfermeiros que atuam diretamente com a população LGBTQIA+. O evento contou com intervenções, questionamentos e dúvidas dos presentes.

“Conseguimos traçar uma linha de raciocínio muito interessante com o auxílio dos profissionais que já atuam nessas frentes. Precisávamos debater para apontar soluções que auxiliem na oferta dos serviços para as pessoas LGBTQIA+”, comenta o coordenador municipal de Diversidade, Edem Jardim.

A atividade também abordou o uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEp) e a Profilaxia Pós-Exposição (Pep), que são métodos de prevenção ao Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro foi organizado pela Coordenadoria Municipal de Políticas de Diversidade em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Combate à LGBTfobia
A ação faz parte da programação da campanha de combate à LGBTfobia lançada neste mês. Na terça-feira (31), a programação encerra com a volta da Feira da Diversidade no Mercado Central.