Em Macapá, diretores e secretários recebem orientações para coleta de dados do Censo Escolar

Publicação dos resultados acontecerá no fim do segundo semestre letivo.

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Equipes da Semed recebem gestores e secretários municipais para coleta de informações do Censo Escolar 2022 | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Desde junho, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) auxilia diretores e secretários escolares para a atualização dos dados educacionais de Macapá. O Censo Escolar é essencial para o planejamento das políticas públicas na área e é realizado anualmente com todas as escolas municipais. A publicação dos resultados acontecerá no fim do segundo semestre letivo.

O Censo é uma ferramenta essencial para entender a situação educacional do país. Em cooperação com as equipes das escolas, são coletadas informações por meio de uma plataforma do Ministério da Educação (MEC), sobre o quantitativo de estudantes, servidores, condições sociais e estruturais de cada unidade. A partir destes dados, são desenvolvidas e fiscalizadas todas as ações escolares do Brasil.

O procedimento é realizado em duas etapas. Na metade do ano, são coletados os dados quantitativos das escolas, como o número de professores em sala de aula. Após o fim do segundo semestre letivo, são coletados as informações pedagógicas, com a relação dos estudantes aprovados por ano de ensino. Por fim, o resultado é processado e publicado anualmente para consulta pública.

Antes da coleta, a Prefeitura de Macapá promoveu diversas capacitações para auxiliar os profissionais da Educação no cadastro dos dados. Nos encontros, também foram abordados os resultados da edição de 2021. O Censo Escolar é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as secretarias municipais e estaduais de Educação.

Ducicleia Madureira, diretora da Emef Sandra Tolosa | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Ducicleia Madureira, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Sandra Tolosa, NO bairro Infraero II, participou do treinamento com gestores das escolas urbanas. Para ela, as capacitações são cruciais para a execução correta de cada etapa do Censo.

“É muito importante realizar esses treinamentos, porque a cada encontro você aprende algo novo. Cada escola é diferente, por isso precisamos registrar as informações com fidelidade”, ressalta Ducicleia.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.