Nesta quinta-feira, 9 de junho, é celebrado o Dia Nacional da Imunização e para reforçar a importância da vacinação na prevenção de doenças infecciosas, a Prefeitura de Macapá alerta a população para a adesão das campanhas, varreduras e busca pelos imunizantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ainda com as campanhas e ações de incentivo para todos os públicos, o município apresenta baixo índice de vacinados contra Influenza, com apenas 35% da cobertura do público vacinável. Sarampo registra 19% de vacinados com a primeira dose, e 12% com a dose do reforço. Já o público vacinável contra o coronavírus representa 83% com uma ou duas doses do imunizante.
Para o subsecretário de Vigilância em Saúde, Kleverton Siqueira, os números representam alerta do retorno de algumas doenças infecciosas que podem ser evitadas com a aplicação da vacina.
“Recentemente o município apresentou casos positivos de sarampo e de prontidão estratégias foram executadas para fazer o bloqueio da doença, porém precisamos da conscientização das pessoas que busquem pelo imunizante nas UBSs e que recebam as equipes da varredura que atuam indo de casa em casa, fazendo a atualização da caderneta vacinal”, esclarece o subsecretário.
Em Macapá, além das ações volantes, o município disponibiliza todas as vacinas de segunda a sexta-feira, no período da manhã e tarde nas Unidades Básicas de Saúde, além do drive-thru localizado na praça Floriano Peixoto. Aos sábados, os imunizantes são ofertados no período da manhã em UBSs estratégicas.
“Precisamos melhorar nossos indicadores, com a pandemia da Covid-19 muitas pessoas deixaram de ir até as unidades gerando um atraso na caderneta, principalmente das crianças. Estamos com as equipes da sala de vacina atuando incansavelmente para melhorar esse percentual”, concluiu o subsecretário.
E para motivar as ações executas pelas equipes da sala de vacina e vacinadores, a Prefeitura de Macapá promove na manhã desta quinta-feira, uma homenagem a esses trabalhadores, com um café da manhã especial, que acontecerá às 9h na Central de Imunização, localizada na Av. FAB, s/n, Centro.