Em Macapá, Dia Mundial Sem Tabaco terá ação de saúde e cadastro em programa de controle

Programação será no Centro de Especialidades Dr. Papélo Paes nesta terça-feira (31).

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Atividade acontece na terça-feira (31), no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

O Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado nesta terça-feira (31), terá ação de saúde direcionadas aos usuários do cigarro, além da inscrição no Programa de Controle ao Tabagismo, oferecido em 6 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Macapá. A atividade será realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, zona norte, de 8h às 12h.

A abordagem faz parte dos trabalhos executados pela Prefeitura de Macapá que busca reduzir o número de fumantes, por meio do acompanhamento para pessoas que desejam parar de fumar, destaca a diretora do departamento municipal de Equidade no Cuidado, Tatiane Flexa.

“Nosso papel é acolher esses pacientes e referenciá-los para uma das UBSs que possuem profissionais capacitados. Sendo, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, médicos, odontólogos e profissionais de educação física, além das rodas de conversa, terapia individual e coletiva que contribuem na recuperação do usuário”, explica.

Aferição de pressão arterial faz parte dos serviços que serão ofertados | Foto: Ana Cleide Torres /PMM

Durante o encontro, será possível receber orientação para prática de atividade física, massagem terapêutica, auriculoterapia e aferição da pressão arterial. Os participantes que desejarem iniciar o tratamento serão inscritos na hora para participação do programa, que dura em média 1 ano.

Tratamento em Macapá
O acompanhamento multiprofissional para pessoas que desejam parar de fumar é realizado em seis unidades: Novo Horizonte, Marabaixo, Perpétuo Socorro, Rubim Aronovitch, Pedrinhas e Marcelo Cândia. A Prefeitura de Macapá disponibiliza a medicação, terapias e trabalhos em grupos, que fazem parte do processo de recuperação das pessoas ajudando no controle da ansiedade e evitando o contato com o fumo.

“O tabagismo é uma doença crônica, causada pela dependência da nicotina, provocando sequelas na saúde do indivíduo, porém tem tratamento, ofertado pela rede municipal de saúde”, complementa a diretora Tatiane.