Em Macapá, Cras Simpatia leva grupo de idosos para um passeio no Museu Sacaca

Cras Simpatia possui um grupo com cerca de 30 idosos na faixa etária de 60 a 89 anos.

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

Grupo de idosos do Cras Simpatia vivem um dia no Museu Sacaca | Foto: Semas

O grupo de idosos que participam das atividades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Simpatia fizeram uma visita ao Museu Sacaca nesta segunda-feira (19), para conhecer a história e o ponto turístico, que traz vasto saber científico e popular dos povos amazônicos.

Os idosos puderam conferir de perto o acervo, que é constituído de plantas medicinais, mobiliário, louças, artesanato e objetos decorativos que representam parte da vida dos povos ribeirinhos.

O passeio interativo faz parte do programa de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, do Cras, que tem por intuito oferecer lazer, cultura, conhecimento, inserção social e fortalecimento da relação familiar e em comunidade.

Para os visitantes, a programação acabou sendo um resgate das próprias vivências, uma vez que a maioria do grupo nasceu e viveu em áreas ribeirinhas e interioranas do estado. As imagens e o histórico de tudo que tem no museu fizeram com que eles viajassem no tempo. Como foi o caso da Maria de Fátima Gonçalves, 62 anos.

“É maravilhoso lembrar do contato com a natureza e dessa tranquilidade que vivi na infância e juventude. E também é muito bom poder sair de casa e conhecer novos lugares. Nunca deixo de participar desses passeios oferecidos pelo Cras, como também das atividades do grupo de idosos. Nessa idade temos que aproveitar tudo, pois quem fica somente em casa, acaba adoecendo”, disse Maria.

O Cras Simpatia conta com um grupo de aproximadamente 30 idosos, na faixa etária de 60 a 89 anos de idade. Nas reuniões que são realizadas todas as semanas, eles participam de palestras sobre temas como saúde e bem-estar, reforçando o autocuidado. Sempre dispostos a aprender, eles também participam de trabalhos artesanais, atividades físicas e de lazer.

Macapá conta com sete centros de referência de Assistência Social localizados em áreas estratégicas da cidade para atender famílias em situação de vulnerabilidade social. Os equipamentos possuem grupos de mulheres, de adolescentes e de idosos, com atividades específicas.

Nas unidades também são realizadas oficinas profissionalizantes para a comunidade e serviços ofertados através dos programas de Atenção Integral a Família (Paif), Auxílio Brasil o Benefício de Prestação Continuada (BPC).