Em Macapá, Comunidade Quilombola Lagoa dos Índios recebe ação de saúde

Além de serviços de saúde, a iniciativa contou com terapias integrativas para os moradores.

Por Maison Brito - Secretaria Municipal de Saúde

Ação aconteceu em comemoração ao Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra | Foto: Maison Brito/Semsa

Nesta quinta-feira (3), os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realizaram uma ação de saúde para os moradores da Comunidade Quilombola Lagoa dos Índios. A atividade aconteceu em comemoração ao Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, que foi celebrado dia 27 de outubro.

A iniciativa visa dar visibilidade às necessidades de saúde da população que necessita de demandas específicas e, também, para descentralizar os atendimentos.

A moradora do bairro Goiabal Elenise Castro, de 37 anos, aproveitou a ação para levar a filha, a pequena Ester, de 9 anos. Ela avalia a atividade de forma positiva e diz que resolveu participar porque se preocupa com a saúde da família.

“Soube da ação pelas redes sociais e resolvi trazer minha filha para consulta. Aproveitei para, também, passar no médico porque me preocupo com o bem estar da minha família“, comenta.

Elenise Castro aproveitou a ação para levar a filha Ester ao médico | Foto: Maison Brito/Semsa

Entre os serviços ofertados, os moradores tiveram acesso a consultas médicas, testes rápidos e suplementação de vitamina A. Além de oferta de vacinas, exame Preventivo do Câncer de Colo Uterino (PCCU) e terapias integrativas como massagem, ventosa, acupuntura, auriculoterapia.

“Macapá possui diversas comunidades quilombolas, ricas em cultura e ancestralidade. Nosso intuito é levar promoção e prevenção em saúde para esta população em específico, realizando atendimentos multiprofissionais no local,  já que a comunidade possui recursos limitados de acesso a estes serviços. Com isso garantimos uma maior cobertura e humanização“, diz a coordenadora de Saúde das Populações Vulneráveis, Crislene Rodrigues.

População teve acesso a terapias alternativas | Foto: Maison Brito/Semsa