Em Macapá, batedores de açaí e órgãos fiscalizadores discutem sobre consumo legalizado do produto

A finalidade é desenvolver um trabalho educativo por meio de campanhas de incentivo ao consumo do açaí legalizado.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

O encontro aconteceu na sexta-feira (29), no Sebrae | Foto: Ana Cleide Torres/PMM

Na sexta-feira (29), a Prefeitura de Macapá reuniu proprietários de amassadeiras de açaí da capital e os órgãos fiscalizadores da produção e consumo do fruto para definir estratégias que beneficiem os profissionais que atuam dentro da legalidade. O encontro resultou na organização de um workshop, que será realizado no mês de maio e terá a participação de acadêmicos e pessoas envolvidas nesse setor produtivo.

“Nosso objetivo é valorizar os batedores de açaí que atuam dentro da lei e chamar a atenção daqueles que estão na ilegalidade. Vamos trabalhar através de campanhas, mostrando para população os riscos e danos à saúde no consumo do produto não legalizado”, destaca a chefe de Divisão de Alimentos da Vigilância Sanitária, Sarah Lamarão.

Durante o encontro, profissionais e empreendedores discutiram alternativas que beneficiam vendedores e consumidor. “A vigilância municipal trabalha diariamente na fiscalização dos pontos que comercializam açaí na capital, garantindo higiene e qualidade do produto entregue ao consumidor, evitando ainda a comercialização do produto adulterado”, finaliza.

O evento aconteceu no prédio do Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e contou com a participação da Vigilância Sanitária Municipal, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Instituto de Pesquisas Cientificas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).

Incentivo
Através da Prefeitura de Macapá, atividades que beneficiam o setor já estão em andamento, a exemplo a formação do Comitê Municipal da Cadeia Produtiva do Açaí, que tem por finalidade beneficiar produtores por meio do manejo de açaí em área de várzea e terra firme. Além do projeto “Mais Açaí Macapá”, que consiste na doação de mudas para fomentar a cadeia produtiva do fruto em comunidades e distritos da capital.