Em Macapá, atividades lúdicas marcam o início do acompanhamento nutricional de alunos autistas

Programa da Prefeitura foi lançado neste sábado (2) e deve atender mais de 500 estudantes com TEA do município.

Por Ana Cleide Torres - Secretaria Municipal de Saúde

Rede municipal tem mais de 500 estudantes diagnosticados com TEA | Foto: Junior Dantas /PMM

Pais e alunos tiveram a oportunidade de conhecer, neste sábado (2), um pouco mais sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de que forma a boa alimentação colabora no desempenho escolar dessas crianças. A programação lúdica marcou o lançamento do programa “Nutrição no TEA”, da Prefeitura de Macapá.

A atividade aconteceu na Escola Municipal Cacilda Ferreira Vasconcelos, no bairro Fazendinha. Durante o encontro, os alunos receberam atendimento individual com profissionais de nutrição.

Maria Aldinete Braga, de 48 anos, trabalha como doméstica, e conta que dedicou o sábado para entender um pouco mais sobre o autismo. Ela tem três filhos e levou o caçula, de 3 anos, que apresenta sinais de TEA para receber orientações.

“Vim entender um pouco mais sobre o que é o TEA, como lidar com a criança e de que forma estimular a alimentação e a comunicação dele. Já faz algum tempo que busco por esse serviço, não é fácil lidar”, desabafa.

Aldinete Braga foi em busca de atendimento para o filho, que apresenta sinais de autismo | Foto: Junior Dantas /PMM

O objetivo do programa é trabalhar a alimentação das crianças dentro das escolas e fazer o encaminhamento quando necessário para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

“Logo ele começa a estudar, e o medo sempre foi esse, se ele teria o acompanhamento de forma correta. Posso dizer que hoje senti esse alívio ao conversar com os profissionais”, destaca Aldinete.

O programa será desenvolvido em três escolas e três UBSs. Os alunos serão avaliados nas escolas por nutricionistas para verificação da sensibilidade alimentar, que servirá como base para adaptação do cardápio da merenda escolar.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), cerca de 527 estudantes foram diagnosticados com TEA na rede de ensino, outros 50 estão em investigação. Os números crescentes foram utilizados como base para ampliar os serviços ofertados nas escolas.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou as ações que o município vem desenvolvendo para promover, cada vez mais, a inclusão, e garantir dignidade para quem busca pelos atendimento.

“É uma grande satisfação desenvolver esse projeto em uma rede pública de ensino. O trabalho conjunto das pastas de Saúde e Educação é essencial, a UBS deve ser a porta de entrada para o atendimento desse aluno. Estamos avançando e trabalhando com o Programa Saúde na Escola”, destacou o prefeito.

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou a importância da inclusão no município | Foto: Júnior Dantas/PMM

O lançamento contou com brincadeiras lúdicas, roda de conversa, acompanhamento com fonoaudiólogo e fisioterapeuta, massoterapia, além de avaliação e orientação nutricional.

Nutrição no TEA
O programa prevê a avaliação nutricional dos estudantes, quanto a seletividade e sensibilidade alimentar, com isso o cardápio escolar será adaptado. O projeto também possibilita o atendimento continuo nas unidades de saúde referenciadas.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Mobilização e Participação Popular em parceria com a Divisão de Alimentação e Nutrição, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e do Departamento de Segurança e Gestão Alimentar, da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Alunos participaram do acompanhamento individual com a nutricionista | Foto: Junior Dantas /PMM