Em Macapá, Assistência Social faz busca ativa em três distritos

Ação fez 136 atendimentos e inseriu novos cadastros de famílias em situação de vulnerabilidade social

Por Alexandra Gomes - Secretaria Municipal de Assistência Social

I Foto: Arquivo SEMAS/PMM

Com o intuito de regularizar a situação cadastral dos beneficiários do Cadastro Único, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) através da Casa do Bolsa realizou neste fim de semana uma ação de busca ativa em comunidades de três distritos. O serviço registrou um total de 136 atendimentos realizados com visitas a domicílio. A ação ocorreu nos distritos de Tracajatuba, Santa Luzia e São Joaquim do Pacuí.

A busca ativa verificou se as informações repassadas no ato do cadastro unipessoal do CadÚnico eram correspondentes a realidade dos beneficiários. Além disso, a busca permite fazer a inclusão de novas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“A ação é contínua e vai alcançar os demais distritos e comunidades. As visitas geram um grande benefício para as famílias que não possuem condições de se deslocar até Macapá”, relata a diretora da Casa do Bolsa, Eliane Teixeira.

O serviço foi realizado pelos entrevistadores sociais do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único (Procad-SUAS) sob a coordenação da Casa do Bolsa. Durante a ação, foram realizados atendimentos como novos cadastros, visitas de identificação, inclusão, atualização e orientação do CadÚnico.

De acordo com o secretário municipal de Assistência Social, Nildo Nunes, a busca ativa também é para identificar as famílias que necessitam de assistência e que ainda não estão inseridas no CadÚnico.

“Nosso objetivo é fazer com que as demandas das pessoas que mais precisam cheguem ao poder público e garantir que as famílias que realmente precisam estejam sendo beneficiadas e, assim, sejam assistidas pelos programas sociais e benefícios eventuais”, pontuou.