Em Macapá, alunos das escolas municipais aprendem formas de reaproveitar o lixo

Ação faz parte do Junho Verde 2022 e segue até a próxima terça-feira (28).

Por Joyce Batista - Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Ação educativa é realizada com alunos da rede municipal de ensino | Foto: Júnior Dantas/PMM

Nesta quarta-feira (22), alunos do 5º ano da Escola Municipal Maestro Miguel Alves da Silva, bairro Perpétuo Socorro, aprenderam a transformar o lixo em brinquedos criativos. A ação, que segue até a próxima terça-feira (28) nas unidades educacionais, tem como objetivo incentivar a reciclagem e o reaproveitamento de materiais.

A programação contou com palestra e demonstração dos objetos feitos a partir de embalagens plásticas, revistas e caroços, que demoram mais tempo para se decompor na natureza e podem causar danos ambientais.

“Aqui na sala de aula mesmo nós já procuramos trabalhar esse tipo de ferramenta como a reciclagem. Temos lixeiros que nós mesmos fizemos. Por isso, essa ação é importante para que as crianças possam aprender a importância de preservar a natureza e diminuir a quantidade de lixo dentro da comunidade, que é um dos problemas enfrentados em alguns bairros”, explica o professor Cláudio Pinheiro.

A estudante Monyke Barbosa, 11 anos, diz que dentro de casa já começou a transformar o lixo em outros itens. “Eu estou achando muito bacana eles reutilizarem algumas coisas porque dá para as crianças brincarem e fazer. Em casa, eu já fiz uma casa de boneca com papelão”, diz.

A programação educativa será realizada ainda em outras três escolas, como parte da campanha Junho Verde 2022, que reúne uma série de ações voltadas à preservação ambiental. Outro projeto do Município de incentivo criado neste ano foi a criação de pontos de coleta para o reaproveitamento de materiais e descarte correto do lixo eletrônico.

“É importante nós ensinarmos as crianças que diversos materiais podem ser reaproveitados usando a criatividade. Então, a gente mostra que é possível, ensinando o caminho da reciclagem e contribuindo para a formação de um cidadão mais consciente para o futuro”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcelo Oliveira.