Em Circuito do Conhecimento, alunos de escola de Macapá participam de excursão na Fortaleza de São José

Mais de 200 crianças participaram da programação nesta sexta-feira (26).

Por Léo Nilo* - Secretaria Municipal de Educação

Cerca de 250 estudantes participaram da excursão | Foto: Ingra Tadaiesky/PMM

Nesta sexta-feira (26), a maior edificação militar da América Latina, a Fortaleza de São José, se transformou em uma verdadeira sala de aula. Cerca de 250 estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Pequeno Príncipe participaram de uma excursão para aprender, na prática, a cultura e história amapaense.

A ação faz parte do Circuito do Conhecimento, projeto da Prefeitura de Macapá que promove visitas escolares a diversos pontos da capital.

A coordenadora pedagógica da escola, Kátia Amorim, explica que o objetivo do passeio é ensinar as crianças a valorizar a cultura e usar o espaço para trabalhar de forma prática o que foi visto dentro de sala de aula.

“A gente precisa valorizar o que temos. Em sala, nós contamos o valor da nossa cultura, levando sempre em conta a idade deles, trabalhando com a parte lúdica, com dramatizações e contação de histórias.  As crianças estão amando”, conta a coordenadora.

A visita foi guiada pelos professores da escola e técnicos do local, que ensinaram os estudantes sobre a história dos diversos espaços visitados. Depois de um piquenique ao ar livre, as turmas também seguiram para uma contação de histórias próxima ao rio Amazonas, em que compartilharam lendas folclóricas.

A estudante Valentina Osório, de 6 anos, acompanhou toda a programação cheia de curiosidade. Ela conta que esta foi a primeira visita dela dentro do monumento, e que aprendeu bastante. “A Fortaleza ensina muito. Eu aprendi coisas muito legais aqui”.

Circuito do Conhecimento
A excursão da Emei Pequeno Príncipe à Fortaleza de São José faz parte do Circuito do Conhecimento, projeto da Prefeitura de Macapá que leva estudantes municipais a diversos pontos da capital, para fortalecer a consciência ambiental e social dos educandos.

O projeto promove ações desde 2021, e também já levou turmas ao Bioparque da Amazônia e ao Museu Sacaca. A iniciativa complementa o desenvolvimento educacional e humano das crianças, com ensinamentos sobre a identidade, história e tradições amapaenses.

*Estagiário sob supervisão da Secretaria Municipal de Educação.