Em 2022, ‘Descarta Treco’ recolheu móveis velhos em mais de 1,7 mil casas em Macapá

Projeto evita que objetos sejam descartados em locais inadequados, evitando a formação de lixeiras viciadas. Tudo é levado para o aterro sanitário

Por Lucas Mota - Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Central do Descarta Treco realiza o agendamento para o recolhimento dos móveis e materiais
Foto: Arquivo/PMM

O Projeto Descarta Treco lançado pela Prefeitura de Macapá em abril de 2022 já percorreu mais de 1,7 mil casas no período de abril a novembro deste ano, recolhendo colchões, sofás e materiais domésticos velhos em geral de casas de moradores. O serviço impacta de forma concreta evitando o descarte de lixo irregular na cidade.

Através do projeto, a Prefeitura de Macapá recolhe de forma gratuita e por agendamento, móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, pedaços de madeira e metal. Dessa forma, evitando que sejam depositados em locais inadequados, como explica o coordenador geral do Descarta Treco, Lucas Nery.

“Nosso pessoal está diariamente recolhendo os materiais e levando até o aterro, local adequado para esses materiais. Antes desse serviço, na maioria das vezes as pessoas não tinham informação e descartavam em qualquer lugar, acumulando e gerando as conhecidas lixeiras viciadas”, pontuou.

A Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana disponibiliza o telefone 98125-1151 (somente via WhatsApp) para que a população possa solicitar os serviços. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h e aos sábados, das 8h às 12h. Após o cadastro, a data da coleta será informada ao solicitante, que deve informar o item a ser recolhido.

“Essa é uma iniciativa que dá resultado visualmente ao nosso município e controla as lixeiras viciadas, dando mais qualidade de vida para as pessoas”, destaca o Secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Helson Freitas.

Trabalhadores que realizam o carregamento e recolhimento de materiais como geladeiras, fogões, dentre outros I Foto: Arquivo/PMM