A Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou na manhã desta quarta-feira (3) um anexo da Escola Municipal Joanna Santos da Silva aos moradores da Comunidade do Abacate da Pedreira, na Rodovia AP-70. As aulas iniciaram no mesmo dia.
A criação do anexo atende a um pedido daquela comunidade que ansiava por uma unidade escolar que acolhesse estudantes da região. Inicialmente serão 70 alunos da educação infantil e fundamental beneficiados, das comunidades Vila do Abacate, São Benedito da Pedreira e Assentamento Padre Josino.
A secretária municipal de Educação, Monick França, ressaltou a alegria em entregar mais uma unidade escolar no município de Macapá.
“Este é um momento feliz, de acolhimento e de gratidão por podermos atender esta necessidade dos moradores do Abacate da Pedreira, garantindo às crianças dessa comunidade o direito à educação”, disse a secretária Monick.
Na ocasião, o secretário de mobilização e participação popular, João Henrique, representando o prefeito, Dr Furlan, destacou a importância da unidade escolar para os moradores, que de agora em diante vão contar com uma estrutura física e de gestão para o desenvolvimento educacional de seus filhos.
“Esta semente que está sendo plantada hoje é o primeiro passo de um futuro grandioso para essa comunidade”, ressaltou.
Fabrício de Souza, gestor da Emef Joanna Santos, localizada no Curiaú, vai dirigir o anexo na comunidade do Abacate.
“Para a gestão da nova unidade escolar, vamos contar com o auxílio dos próprios professores que moram aqui na comunidade, com os quais terei uma comunicação diária”, explicou o gestor.
A moradora Ana Kátia Ramos, mãe de 3 filhos, trouxe a caçula, Larissa Manoela, de 5 anos, para a aula inaugural no anexo. Ela conta que a filha vem cobrando há meses que a mãe a trouxesse para a escola.
“Eu disse para ela que as aulas começariam em fevereiro e ela sempre me dizia ‘Mamãe, fevereiro nunca chega!’. Ela está muito feliz hoje, toda animada com a escolinha”, disse a mãe, sorridente.
Kátia, que nasceu, cresceu e trabalha na comunidade do Abacate, fala da satisfação em ter a filha pequena estudando próximo de casa.
“Eu vivia um dilema porque me sentia insegura em colocar minha filha para estudar em outra comunidade distante daqui e ao mesmo tempo, preocupada por ela estar fora da escola. Agora, estou tranquila”, finalizou.
Maria José dos Santos, moradora da comunidade, mãe do pequeno Vitor Gabriel de 5 anos, ressalta que seu filho, já com a idade de frequentar a escola, estava sem conseguir estudar por conta de não existir, até aquele momento, uma unidade de educação próxima onde ela pudesse realizar a matrícula.
“É a primeira vez que o Gabriel vai estudar. Ele já acordou hoje perguntando que horas vinha pra escola. É uma alegria ver meu filho iniciando a vida escolar e melhor ainda é saber que é aqui pertinho de casa, onde a gente conhece todo mundo”.
Cerca de 80 pessoas estavam presentes na entrega do anexo, entre secretários, subsecretários, gestores, coordenadores, estudantes e comunidade local. O ator Tio Nescal animou as crianças com brincadeiras e pintura de rosto.
O prédio do anexo foi alugado pela Prefeitura de Macapá, que realizou toda a manutenção de infraestrutura e o adequou com mobiliários necessários para receber bem os estudantes, profissionais da educação e comunidade escolar.
Fotos: Jesiel Braga | PMM