Educa Macapá: Gestores da rede municipal discutem estratégias de aprendizagem para 2023 

Durante o encontro foram discutidos resultados e estratégias para o avanço dos índices de aprendizagem nas escolas da rede pública de Macapá

Por Mary Paes - Secretaria Municipal de Educação

Gestores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a assessoria Educar Pra Valer (EPV), reuniram-se nos dias 7 e 8 de março para avaliarem os resultados da aplicabilidade de estratégias de ensino nas escolas da rede pública municipal no ano de 2022 e discutir melhorias para 2023.

Melhorar o desempenho escolar dos estudantes do 1º ao 5º ano da rede pública municipal de ensino é um dos objetivos do encontro que acontece mensalmente em Macapá. O projeto conta com a assessoria do Educar Pra Valer, pertencente a Associação Bem Comum, uma organização sem fins lucrativos, que presta apoio técnico a municípios brasileiros.

De acordo com a articuladora do programa Educa Macapá, Nádia Serique,  a agenda incluiu o  planejamento de ações formativas de professores que vão acontecer ainda neste mês de março; a devolutiva de resultados da Avaliação Somativa do 5º ano, realizada pelo CAED em 2022; e da avaliação Sispaeap, em parceria com o Governo do Amapá, que avalia o público do 2º ano.

 “Esses resultados são a nossa bússola porque, a partir deles, conseguimos planejar e apoiar as escolas de forma mais efetiva”, falou Serique.

Ela ainda destacou a importância do Educa Macapá por ser o maior programa de alfabetização do município, cujo principal objetivo é alfabetizar as crianças na idade certa. O programa trabalha estratégias de ensino em sala de aula para elevar o nível de aprendizado dos estudantes, com foco no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da rede municipal.

Para o Secretário Municipal de Educação, Rodrigo Gomes, o momento é importante para o avanço do ensino. “Nesta agenda, a equipe Educar Pra Valer nos apresenta o resultado da avaliação diagnóstica realizada nas escolas. A partir desses indicadores podemos unir competências para o desenvolvimento e habilidades dos alunos que, por ventura, tenham apresentado menor índice de aprendizado”, explicou o secretário.

Michel Chagas, Coordenador da Superintendência Escolar I Foto: Nalbert Lorham / PMM

Diante dos resultados, foram destacadas as unidades escolares que alcançaram as metas estabelecidas e de outras que precisam de mais atenção. Michel Chagas, coordenador da Superintendência Escolar, ressaltou o papel das superintendências em acompanhar e intervir nas escolas com dificuldades.

“Ao identificar a escola com baixo desempenho, fazemos o acompanhamento, orientando os professores sobre as melhores práticas pedagógicas para melhoria do índice de aprendizado dos estudantes”, pontuou.

Em Macapá, as escolas que se destacaram no último Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) foram as de ensino fundamental Aracy Nascimento, Amapá, Maria Bernadete, Goiás, José Leoves, Professora Raimunda Virgolino, entre outras.

Helder Moita, coordenador do Educar Pra Valer apresentou os estudos avaliativos realizados durante o ano passado. “Com esse conhecimento conseguimos visualizar onde é preciso avançar para que tenhamos resultados positivos na mesma proporção em todas as escolas do município neste ano de 2023″.

Sobre o Educa Macapá

O Programa Educa Macapá foi criado em 2021 pela Prefeitura, com o intuito de fortalecer todas as áreas da Educação municipal após o período de ensino remoto. A iniciativa é realizada em cooperação com a Associação Bem Comum (ABC).

As ações são baseadas nas experiências de sucesso efetuadas no município de Sobral, no Estado do Ceará. Em 12 anos, a cidade saltou 4.6 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em relação aos primeiros anos do ensino fundamental.

Além da capacitação dos profissionais, o programa é composto por três grandes eixos: formação, acompanhamento e avaliação (diagnóstica e avaliativa) com o monitoramento constante na rotina das escolas pelos superintendentes.