Sábado ensolarado marca a 3ª edição do Feirão do Povo, realizado pela primeira vez na zona norte de Macapá. O evento vai até às 21h e conta com exposição de produtos regionais, artesanatos, música, além de muita diversão. A programação acontece na praça do bairro Jardim Felicidade 1 e celebra o Dia do Marabaixo, comemorado no dia 16 de junho.
A agricultora, Marlene de Jesus, conta que participa do Feirão desde a primeira edição e que tem obtido uma renda boa, além de fidelizar clientes.
“É uma ótima oportunidade para gente vender nossos produtos. Eu trabalho há muito tempo no Polo Hortifruti Granjeiro da Fazendinha, faço minhas vendas lá mesmo, mas, ultimamente, o Feirão tem me ajudado muito na comercialização e, claro, na minha renda. É uma ótima iniciativa da Prefeitura de Macapá”, comenta.
A população que for até o Feirão poderá comprar produtos da agricultura familiar, como hortaliças, pimentas, pães, farinha e plantas ornamentais e medicinais, além de espécies de Pirapitinga e Tambaqui a R$ 15 reais o quilo, comercializada pelo Programa Peixe na Mesa. Além disso, poderá comprar peças artesanais e saborear pratos típicos da gastronomia nortista.
A servidora pública, Socorro Tostes, aproveitou a manhã para prestigiar a programação. “Já tinha ouvido falar do Feirão e sempre tive vontade de participar. Agora que veio para a zona norte tive a oportunidade de conhecer e estou adorando. Já comprei planta, farinha, molho de pimenta. Para mim, deveria ter todo sábado”, diz Socorro, que mora no bairro Jardim I.
Afroempreendedoras também comercializam biojoias, peças decorativas, brinquedos e gengibirra. Roupas, turbantes e acessórios da moda afro também serão exibidos durante um desfile que acontecerá na tarde deste sábado (18). Ao todo, são beneficiados 140 empreendedores, sendo 60 levados pelo Município e 80 que já trabalham na praça Jardim Felicidade I.
“Estamos felizes em realizar a terceira edição do Feirão do Povo e pela primeira vez zona norte de Macapá. A ideia é expandir a iniciativa, alcançando todos os pontos da capital e proporcionando esse momento de fomento a economia, diversão e lazer para os nosso munícipes”, ressalta o prefeito Dr. Furlan.
A parte cultural tem apresentação de grupos tradicionais do Marabaixo, zumba, massoterapia, além de shows com artistas locais. O Centro de Referência em Atendimento à Mulher (Cram) também está realizando serviço de assistência às mulheres.
Cooperação
O evento é uma cooperação entre vice-prefeitura de Macapá, secretarias municipais de Agricultura (Semag), Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semtradi), Iluminação Pública (Semip), de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), Direitos Humanos (SemDH) e Zeladoria Urbana.
Também participarão a Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), os institutos municipais de Turismo (MacapaTur) e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), além da Polícia Militar do Amapá (PM/AP).