Laura Espíndola, de 22 anos, é mãe de primeira viagem do pequeno Marcos Vinícius, de 3 meses. Ao ir juntamente com seu marido atualizar a caderneta de vacinação do filho, na Unidade Básica de Saúde(UBS) São Pedro, ela foi convidada a conhecer o Cantinho da Amamentação, espaço destinado para as mães amamentarem e serem orientadas sobre aleitamento materno.
Aproveitando o momento para amamentar seu filho, Laura disse ter gostado do espaço. “Eu achei esse espaço bem confortável, bem bonito também. É uma área que a gente precisa na verdade. Tem muitos lugares assim que a gente vai e não temos a possibilidade de sentar e amamentar. Tem muita gente também que olha feio, que julga. Então é muito bom ter esse espaço só pra gente”, disse.
A sala “Cantinho da Amamentação” é iniciativa do projeto “Amamentar”, executado desde de abril de 2022 e que tem como intuito incentivar o aleitamento por meio de ações desenvolvidas nas UBSs. Além da São Pedro, as UBSs que dispõe do espaço são: Leozildo Fontoura, Rubim Aronovitch e Carmo do Maruanum.
O aleitamento materno é primordial para o desenvolvimento da criança, como explica a chefe da divisão da Saúde da Criança e do Adolescente, Carla Paiva.
“O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento e crescimento saudável da criança. E as salas de amamentação vêm justamente para dar todo o apoio necessário para as mães que estão nessa fase de amamentação, para que elas se sintam seguras e confortáveis ao amamentar ”, ressalta Carla.
Para receber atendimentos na sala é necessário ter em mãos documento de identidade e cartão do SUS.