‘É incrível poder fazer tudo isso sem tirar dinheiro do bolso’, conta tutora de Caramelo ao utilizar o castramóvel itinerante

Esta é a quarta vez que Idegma Leite recebe o serviço da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde. O atendimento está disponível até quinta-feira (16), no bairro Novo Buritizal, para cães machos

Por Matheus Gomes - Secretaria Municipal de Comunicação Social

O atendimento acontece na Clínica UPtech, localizada na Av. Clodovil Coelho, esquina com a Rua Hildemar Maia, nº 1373, no bairro Novo Buritizal | Foto: Jesiel Braga/PMM

A diarista Idegma Leite mora no bairro Renascer e, nesta segunda-feira (13), cruzou a cidade com seu cãozinho Caramelo, de 3 anos, para utilizar o castramóvel itinerante da Prefeitura de Macapá. O serviço, que atende todas as regiões da capital durante o ano, está disponível na clínica UPtech, localizada no bairro Novo Buritizal, e até quinta-feira (16) recebe cães machos, a partir das 8h da manhã.

O pequeno Caramelo é o quarto pet de Idegma a realizar o procedimento de forma gratuita por meio do dispositivo da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), que tem o público-alvo atualizado semanalmente, com oferta de 15 vagas diárias.

“Esse é um serviço maravilhoso. Já trouxe o Joãozinho, Marrom e a Belinha, e todo o processo foi bem tranquilo, desde o atendimento até a recuperação. Para as pessoas de baixa renda, é incrível poder fazer tudo isso sem tirar dinheiro do bolso”, relata.

Entre os dias 20 e 24 de janeiro, de segunda a sexta-feira, o atendimento será exclusivo para cães fêmeas, com início às 8h.

Para ter acesso ao castramóvel, é necessário apresentar um comprovante de residência e o comprovante de cadastro no Censo Animal Municipal, disponível no site censoanimal.macapa.ap.gov.br, além dos documentos pessoais, como Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Para acessar a triagem e o agendamento da cirurgia, é necessário que o tutor siga os cuidados pré-operatórios, como respeitar o prazo de um mês após as vacinações para realizar o procedimento, além de garantir jejum total de sólidos e líquidos por 8 horas antes da cirurgia.

A SMVS, por meio da Coordenação Municipal de Saúde, Proteção e Defesa Animal, disponibiliza um canal para informações e esclarecimento de dúvidas via WhatsApp: (96) 99143-0364.

Confira mais fotos: