Alunos autistas da rede municipal de ensino terão atendimento multidisciplinar na primeira clínica-escola de Macapá

Espaço terá acompanhamento terapêutico e educacional especializado. Inauguração acontece nesta terça-feira (3).

Por Laiza Mangas - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Alunos da rede municipal que tiverem diagnóstico ou suspeita de TEA serão atendidos na Clínica-escola Coração Azul | Foto: Júnior Dantas/PMM

Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que estudam na rede municipal terão um atendimento multidisciplinar na área educacional e de saúde. Nesta terça-feira (3), a Prefeitura de Macapá inaugura a primeira clínica-escola do município. O espaço chamado de ‘Coração Azul’ está localizado na avenida Procópio Rola nº 1176, no bairro Central.

A clínica-escola Coração Azul é um centro educacional e ambulatorial de diagnóstico, intervenção terapêutica e atendimento educacional especializado, que proporcionará um acolhimento e tratamento aos alunos com diagnóstico ou suspeita de TEA. O atendimento será direcionado às crianças matriculados nas turmas de educação infantil e ensino fundamental da rede municipal de ensino.

Os alunos passarão por tratamento terapêutico, atendimento psicopedagógico, que avaliará o desenvolvimento de aprendizagem e avaliação clínica educacional, que direcionará atividades individuais atendendo a necessidade da criança e compondo o Plano Terapêutico Individualizado (PTI). Além de acompanhamento psicossocial com o intuito de prestar apoio e orientações protetivas a pais e familiares.  
A instituição terá uma equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, psicólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, odontólogo, fonoaudiólogo, além de psicopedagogo, educador físico e assistente social.

Estrutura
A clínica-escola é composta por recepção e salas de acolhimento, de espera e multiuso, refeitório, cozinha, banheiros, horta e jardim sensorial. Também tem espaço para dança, musicoterapia, avaliação neuropsicológica, estimulação e integração sensorial.

A estrutura ainda conta com sala de Recurso Multifuncional (SRM) para atendimento educacional especializado, onde serão realizadas atividades pedagógicas. E um dos grandes diferencias é a sala de Atividades de Vida Diária (AVD) direcionada a trabalhar exercícios da vida diária, como alimentação, higiene e lazer, estimulando a interação social, comunicacional e comportamental.

Iniciativa
Em fevereiro, uma equipe de gestores municipais viajou até a cidade de Santos, em São Paulo, para conhecer a Clínica Escola do Autista, que é referência no país. Além da estrutura física, a comitiva conheceu os métodos de atendimento, desde o acolhimento dos pacientes até as etapas do tratamento.

O projeto é uma realização integrada das secretarias municipais de Mobilização e Participação Popular, Planejamento, Educação e Saúde.