Dr. Furlan entrega UBS Fluvial reformada e ampliada para reforçar a saúde de comunidades ribeirinhas de Macapá

Embarcação percorrerá mais de 30 localidades em que o acesso só é feito pelo rio Amazonas.

Por Claudia Leão - Secretaria Municipal de Saúde

UBS Fluvial Dra. Célia Trasel | Foto: Adevaldo Cunha/PMM
UBS Fluvial Dra. Célia Trasel foi entregue nesta sexta-feira (7) | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

A Prefeitura de Macapá reinaugurou nesta sexta-feira (7), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fluvial Dra Célia Trasel totalmente reformada e equipada. A embarcação, que está ancorada na rampa do bairro Santa Inês, na orla da cidade, percorrerá mais de 30 localidades nas quais o acesso só é feito por meio fluvial.

Parada desde 2020 em função de problemas estruturais e elétricos, o Município investiu R$ 400 mil em recursos do Tesouro Municipal para fazer reparos no guarda corpo, casco e casa de máquinas da embarcação.

O serviço incluiu ainda a troca de peças do motor que estavam danificadas, revitalização de toda a rede elétrica, limpeza do forro, troca dos holofotes de iluminação externos, substituição dos aparelhos de navegação como radar, bússola, rádio transmissor e GPS.

A reforma estrutural também contemplou espaços como consultórios, banheiros e dormitórios para os servidores que viajarão durante as ações de saúde.

“Hoje a saúde avança demais e agora temos certeza de que a população ribeirinha, que já vem recebendo outras ações nossas, também terá essa UBS pronta, confortável e segura para fazer os atendimentos necessários. Em menos de 2 anos de gestão, já entregamos cinco novas UBSs, o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, e já reformamos e ampliamos outras unidades e serviços”, comemora o prefeito de Macapá, Dr. Furlan.

Em cada local a equipe deverá passar, em média, 20 dias ofertando atendimentos médicos, odontológicos, exames laboratoriais, coleta de PCCU, aferição de sinais vitais, consultas de pré-natal, aplicação de vacinas de rotina, testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Covid-19.

A UBS Fluvial também ofertará serviço de nutrição, curativos, dispensação de medicamentos da rede básica e, triagem para a implantação do Dispositivo Intrauterino (DIU).

A equipe de saúde é composta por médico, dentista, enfermeiro, técnicos de enfermagem, técnico em laboratório e auxiliar de saúde bucal. A equipe de bordo, responsável pelo funcionamento e navegação da UBS, terá motoristas da balsa, marinheiros do convés, comandantes da embarcação, cozinheiras e auxiliar de serviços gerais.

O nome da UBS homenageia a médica Célia Trasel, falecida em 2013, e que atuou por mais de 25 anos como ginecologista e obstetra, dedicando grande parte do seu trabalho a atender pacientes carentes e de baixa renda.

Durante a entrega da unidade de saúde, representando a família de Célia, seu filho, o advogado Ulisses Trasel, disse estar grato pelo reconhecimento e a homenagem que manterá o trabalho social desenvolvido pela mãe.

“Minha mãe tinha muito amor pelos pacientes, tanto que no final da sua carreira ela preferiu fechar o seu consultório particular a atuar apenas na UBS do bairro das Pedrinhas, porque falava que se sentia realizada atendendo a população que mais precisava. Tenho certeza de que essa UBS Fluvial vai atender a essa camada da população nas nossas localidades ribeirinhas”, diz Trasel.

Confira como foi a entrega da UBS Fluvial Dra. Célia Trasel:

Fotos: Adevaldo Cunha/PMM