Dr. Furlan articula ajuda humanitária junto ao Governo Federal para minimizar impactos das chuvas em Macapá

Recurso deve auxiliar o Município na reparação de danos causados pelo fenômeno.

Por Bruno Nascimento - Secretaria Municipal de Comunicação Social

Em reunião, Dr. Furlan discute ajude humanitária para Macapá | Foto: Júnior Dantas/PMM

Em reunião nesta sexta-feira (22), o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, recebeu o secretário nacional da Defesa Civil, Alexandre Lucas, para dialogar sobre a liberação de uma ajuda humanitária em razão dos problemas enfrentados pelo município após as intensas chuvas que iniciaram na noite de quinta-feira (21).

O encontro contou ainda com a presença do governador do Amapá, Waldez Góes, do senador Davi Alcolumbre, do prefeito de Santana, Bala Rocha, além de secretários municipais e representantes da Defesa Civil.

Na ocasião, foram discutidos os critérios e trâmites para a solicitação do auxílio e o Município recebeu orientações sobre a construção do pedido. Se a solicitação for atendida, o recurso será utilizado para reparar os danos causados pelo grande volume de água na cidade.

“Estamos para ajudar e auxiliar o poder público municipal de forma técnica para que acessem os recursos do Governo Federal. E assim, a gente possa disponibilizar recursos rápidos para a cidade poder socorrer as pessoas que estão afetadas”, contou o secretário Alexandre Lucas.

De acordo com o a Prefeitura de Macapá, as intensas chuvas se somaram à maré alta do Rio Amazonas e resultaram em alagamentos de algumas áreas da capital. Foram registradas 45 ocorrências nas zonas sul e norte, mas sem situações graves. Durante o fenômeno, equipes das secretarias municipais percorreram os pontos mais afetados na cidade.  

“Os períodos de maré lançante têm se tornado um problema para a gente, mas temos trabalhado junto às equipes para tentar minimizar a situação. Ontem estivemos nas ruas e canais verificando esses locais prejudicados”, contou Dr.Furlan.

Após a reunião, a equipe técnica da Prefeitura e o secretário nacional da Defesa Civil realizaram levantamento das necessidades das principais regiões atingidas como áreas próximas aos canais dos bairros Nova Esperança e Marco Zero, além de vias e passarelas do Congós.

Monitoramento
Desde o início das chuvas, a Defesa Civil Municipal de Macapá atua em regime de plantão 24 horas dando suporte aos moradores das áreas afetadas. Os cidadãos que precisam de atendimento também podem acionar as equipes através do telefone (96) 98801-1153.